Dos cinco traçados apresentados no Evtea, consórcio vencedor vai validar ou propor mudanças nos três mais viáveis| Foto: Divulgação/DER/PR
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Um consórcio formado pelas empresas Maia Melo Engenharia, de Pernambuco, e Enescil Engenharia de Projetos, de São Paulo, teve a melhor avaliação para a elaboração dos estudos preliminares de engenharia e Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para construção da ponte de Guaratuba e acessos, no Litoral do Paraná.

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A abertura das propostas de preço de seis dos sete consórcios (um foi desqualificado) que disputavam a licitação foi feita nesta sexta-feira (23) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A concorrência foi feita na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), com o vencedor sendo definido de acordo com as melhores propostas de preço e técnica.

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O consórcio Maia Melo-Enescil teve a terceira melhor nota na proposta técnica, mas foi melhor avaliado porque, além de ficar próximo da pontuação dos outros dois consórcios melhores colocados no quesito, apresentou preço menor - cerca de R$ 3,6 milhões, incluindo impostos.

Segundo o DER/PR, agora o consórcio vencedor será convocado para negociação do contrato. Em seguida, o resultado será avaliado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia a obra por meio de parceria com o governo do estado. Se não houver objeções, será publicado o resultado final da licitação e terão início os trâmites internos para contratação, que, por se tratar de um consórcio, deverão ser mais complexos e demorados que no caso de apenas uma empresa, de acordo com o DER/PR.

A partir da assinatura do contrato e da emissão da ordem de serviço, o prazo para finalização dos estudos será de 14 meses. O EIA/Rima terá como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (Evtea) da ponte de Guaratuba, que foi já concluído e aprovado pelo DER/PR.

Cinco alternativas de traçado foram apresentadas no Evtea e o consórcio Maia Melo-Enescil vai validar ou propor alterações para as três mais viáveis, com o objetivo de apontar a melhor solução para a obra dos pontos de vista ambiental e técnico. Após o EIA/Rima e os estudos preliminares de engenharia, o DER/PR vai licitar a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia da ponte, o que deve acontecer ainda em 2022.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
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