O principal canal de acesso ao porto de Paranaguá já está com o calado ampliado, o que aumenta a capacidade operacional. Passou de 12,5 metros para 12,8 metros, representando 2.100 toneladas a mais por navio. Por ano, 600 mil toneladas a mais serão movimentadas, considerando a média de 285 navios que atracam no terminal. Com a ampliação, o resultado será 3,5% superior em comparação à movimentação de 2021, que foi de 16,3 milhões de toneladas no corredor de exportação de grãos e farelo.
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A ampliação foi homologada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e compreende os berços de atracação do Corredor de Exportação Leste, onde são movimentados granéis como soja, milho e farelo. O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo de uma embarcação e a linha d’agua e é o que confere a capacidade de carga do navio.
Segundo informações do porto de Paranaguá, este é um primeiro aumento, decorrente das obras de dragagem e derrocagem de parte da Pedra da Palangana, formação rochosa submersa que comprometia a ampliação do calado. A detonação aconteceu em novembro do ano passado, com a posterior remoção do material rochoso, que se encontra em fase final. Com a conclusão do trabalho, previsto para o fim desse ano, o canal de acesso irá alcançar 13,5 metros. O material rochoso que está sendo retirado está sendo beneficiado e transformado em pedra brita.
Há uma outra etapa de retirada de sedimentos prevista, com a dragagem de aprofundamento, o que deve elevar o calado para 15,5 metros. Essa fase, no entanto, deve ocorrer com a concessão do canal de acesso à iniciativa privada, o que ainda está em fase de definição.
Além da ampliação da capacidade, outro impacto direto é na segurança da navegação, principalmente para navios graneleiros com comprimento máximo (LOA) de até 245 metros.
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