Os portos do Paraná fecharam movimentação de 30.898.006 toneladas embarcadas e desembarcadas, neste primeiro semestre de 2023. O número representa um aumento de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O desempenho dos portos nos primeiros seis meses do ano fez o estado alcançar o recorde de exportações em um primeiro semestre. Os dirigentes da empresa pública Portos do Paraná estão com a expectativa alta para os próximos seis meses. “Fechamos o primeiro semestre com alta nas exportações, em todos os segmentos. Porém, os aumentos mais significativos foram registrados entre os granéis sólidos, principalmente soja e açúcar”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Os granéis sólidos representam em torno de 63% da movimentação total. Nos primeiros seis meses, foram 19.580.048 toneladas movimentadas no segmento, 7% a mais que o registro no ano anterior. As exportações de soja também tiveram dados positivos. Somente no mês de junho foram exportadas 1.578.472 toneladas de soja, um crescimento de 60%, se comparado ao mesmo período do ano passado. De trigo, foram exportadas 45.644 toneladas.
No primeiro semestre, 7.321.508 toneladas da oleaginosa foram carregadas pelo porto de Paranaguá. Os embarques de açúcar a granel somaram 582.084 toneladas, somente em junho, representando um aumento de 55%, em comparação com o mesmo período de 2022.
Nos segmentos de carga geral, o destaque foi para movimentação de cargas em contêineres e veículos. Nos líquidos, o aumento foi na exportação de óleo de soja e derivados de petróleo. “Estamos começando o segundo semestre com altas expectativas. Houve um aumento de 6% na movimentação acumulada no primeiro semestre, que é significativa e nos dá ainda mais certeza de que podemos fechar o ano com mais de 60 milhões de toneladas”, destacou o diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião