Cidades no Paraná paralisaram vacinação da segunda dose por falta de imunizantes, mas estado vacina mais que outros| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O ritmo lento da vacinação contra a Covid-19 no Paraná se contrapõe à posição que o estado ocupa perante o restante do país. Embora, no início da semana, Curitiba e outras seis cidades tenham suspendido a aplicação da primeira dose entre os idosos devido à falta das vacinas, o Paraná está entre os 10 estados que mais vacinaram a própria população até o momento.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo celular

São 10,85% dos moradores do estado que receberam pelo menos a primeira dose, segundo dados das secretarias estaduais reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa, atualizado na noite da última quinta-feira (8). Com esse percentual, o Paraná ocupa a 9ª posição no país. 

Em primeiro lugar está o Rio Grande do Sul, que já aplicou a primeira dose em 13,62% da população local. Na sequência, Mato Grosso do Sul (13,59%), Bahia (12,54%), Paraíba (11,83%) e São Paulo (11,43%) completam os cinco primeiros colocados. 

Em sexto lugar está Ceará (11,11%), seguido de Amazonas (11,01%), Espírito Santo (11%), Paraná (10,85%) e Rio Grande do Norte (10,43%). Os dados são referentes ao dia 8 de abril, e a sequência pode sofrer alterações diariamente, a partir da atualização das vacinações em cada estado. 

No Paraná, dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no começo da tarde desta sexta-feira (9) atualizam o percentual da população paranaense vacinada com uma dose para 12,03%. Isso colocaria o estado em uma posição de maior destaque na lista acima, porém cada estado está atualizando os números ao longo do dia. 

O percentual de vacinados é calculado a partir dos dados informados pelos governos estaduais sobre a população local. A estimativa da população é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade

Imunização completa

Dos estados que tiveram destaque na aplicação da segunda dose — aumentando o efeito protetor da vacina contra formas graves da Covid-19 e a geração da chamada "proteção de rebanho/coletiva" —, o Paraná não ocupa nenhuma das 10 primeiras posições. Em primeiro lugar está São Paulo, que já aplicou duas doses em 4,26% da população. 

Ainda na lista dos cinco primeiros estados estão Mato Grosso do Sul (4,21%), Amazonas (3,43%), Roraima (3,33%) e Distrito Federal (3,14%). Depois, Paraíba (3,07%), Minas Gerais (3%), Rio Grande do Sul (2,98%), Pernambuco (2,94%) e, em 10º, Ceará (2,93%). Nesta lista, o Paraná ocupa a 11ª posição, com 2,71% da população com duas doses aplicadas contra a Covid-19.

De acordo com dados divulgados pela Sesa na última quinta-feira (8), até o momento foram aplicadas no Paraná 1.561.448 doses das vacinas. Destas, 1.249.248 são de primeira dose e 312.200, segunda dose.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]