Paraná terá novo Ensino Médio a partir de 2022.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Foi publicada nesta sexta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) a Instrução Normativa Conjunta nº 008/2021 que define a matriz curricular do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino do Paraná a partir de 2022.

CARREGANDO :)

WhatsApp: as principais notícias do Paraná pelo celular

O Novo Ensino Médio terá dois conjuntos de aprendizagens: a Formação Geral Básica (FGB) e os chamados Itinerários Formativos. Para contemplar as novas frentes de estudo, será ampliada a carga horária dos alunos, passando de 800 horas para 1.000 horas anuais. No total, na soma dos três anos, serão 1.800 horas destinadas para a FGB e 1.200 para a realização dos itinerários formativos. O novo modelo será aplicado gradativamente, começando com o 1º ano do Ensino Médio em 2022 e seguindo para o 2º ano em 2023 e para o 3º ano em 2024.

Publicidade

A quantidade de aulas de cada linha de estudo vai variar nos três anos do Ensino Médio. A Formação Geral Básica, que engloba competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), terá, por exemplo, 24 horas-aula por semana na primeira série, diminuindo para 18 horas-aula na 2ª e 12 na 3ª série. O caminho inverso ocorre com os itinerários formativos, que sobem de 6 horas-aula semanais para 12 e, por fim, para 18 horas-aula. Pelo novo formato, serão 6 aulas de 50 minutos por dia, totalizando 30 horas-aula na semana.

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas de cada uma das quatro áreas do conhecimento nas quais os estudantes do Ensino Médio poderão se aprofundar: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

No primeiro ano, as disciplinas do itinerário formativo serão Educação Financeira, Projeto de Vida e Pensamento Computacional, com 2 horas-aula semanais para cada uma. Nas aulas do Projeto de Vida, os alunos vão desenvolver habilidades e receber apoio para pensar sobre seus objetivos. A intenção é que eles estejam mais preparados para optar por um itinerário formativo (ou mais de um) e planejar seus próximos passos na vida acadêmica e profissional.

Ainda segundo a nova matriz curricular, cada disciplina básica terá pelo menos duas aulas por semana, quando ofertada. Mas, para incluir as aulas de itinerário formativo, nem todas as disciplinas estarão presentes em todos os anos. Física, por exemplo, não estará presente na 2ª série, o mesmo ocorrendo com História na 3ª série. Apesar dessas ausências, de acordo com o governo, conteúdos ligados a essas e todas as demais disciplinas estarão disponíveis nas aulas dos itinerários formativos, a depender da escolha do estudante. Matemática e Língua Portuguesa estarão obrigatoriamente presentes nos três anos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade