Um decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca (PSD) nesta sexta-feira (29) criou o Distrito de Mídia no centro de Curitiba. O objetivo, de acordo com a administração municipal, é transformar a Avenida Marechal Deodoro, entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen na “Times Square brasileira”.
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De acordo com o decreto, poderão ser instalados no local grandes telões e letreiros luminosos ao longo de mais de meio quilômetro da avenida. A prefeitura estima que haja uma área potencial de 20 mil m² disponíveis para publicidade em telões e testadas de imóveis.
Os investimentos das empresas com publicidade podem tornar o local em um polo de lançamento de campanhas de grandes proporções. Pelo projeto, os recursos tecnológicos estarão em equilíbrio com a inovação urbana e a qualidade de vida de visitantes e moradores.
“Com este Distrito de Mídia, retomamos o brilho da Avenida Marechal Deodoro, antigamente um ponto de comércio, de caminhadas para ver as vitrines. E que vai se tornar um ponto movimentado como outros distritos de mídia pelo mundo, como a Times Square, em Nova York; a Trafalgar Square, em Londres; e o Shibuya Crossing, em Tóquio”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD).
Projeto da "Times Square brasileira" em Curitiba começaram em 2023
As discussões sobre o Distrito de Mídia tiveram início em 2023, com os estudos de impacto na região. No decreto estão estabelecidos os parâmetros e condições sob as quais a publicidade poderá ser exposta na avenida, além de restrições ao tamanho de cada uma das instalações.
Será necessário um alvará de liberação para que as empresas coloquem seus telões ou outros dispositivos no local. Este alvará terá validade de um ano, e poderá ser renovado por igual período.
Além de seguir normas técnicas que garantam a segurança estrutural, sem obstruções à visibilidade ou riscos às pessoas, as novas instalações na “Times Square” curitibana precisam contar com controles de intensidade de luz, de forma a não provocar incômodos e impacto visual para pedestres, veículos e ocupantes das edificações.
Projeto pode ser indutor de renda e turismo na capital do Paraná
O secretário municipal do Urbanismo, Julio Mazza de Souza, aproveitou a oportunidade para pedir o apoio da iniciativa privada à proposta. “Se esse projeto for bem executado, ele pode ser o introdutor da revitalização, da geração de emprego, renda e turismo do Centro de Curitiba”, disse.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Estado do Paraná (Sepex-PR), Romerson Faco, a visão da gestão da Prefeitura é inovadora ao adotar ações como o Distrito de Mídia.
“Curitiba está preparada para mais este avanço. Há muito tempo essa renovação é uma reivindicação do setor. A proposta é resultado de um casamento da iniciativa privada com o poder público para trazer um trabalho inovador para o cidadão”, destacou.
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