O EstaR Eletrônico, aplicativo que vai substituir as folhinhas de papel, começou a valer nesta segunda-feira (16) em Curitiba e teve estreia marcada por muitas dúvidas entre os motoristas. Agentes de trânsito passaram o dia orientando sobre o funcionamento do novo sistema. Os blocos ainda têm validade até 10 de maio; depois, devem ser trocados por créditos eletrônicos até o dia 10 de junho.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Em algumas quadras centrais, entre a Rua André de Barros e a Avenida Marechal Deodoro, a grande pergunta dos motoristas era para saber qual o nome do aplicativo que teria que ser baixado.
Não há apenas uma ferramenta homologada. Os motoristas têm oito opções de aplicativos para obter créditos do EstaR Eletrônico em Curitiba: Zul Digital, Faz Digital Curitiba, Transitabile, Iomob, Cidatec, El Parking, Areatec e Amaralina.
A reportagem constatou que o sistema começou com problemas, pois, em alguns casos, não indicava o local onde o carro estava estacionado. O administrador de empresas Leonardo Alberti, 39 anos estacionou e logo foi abordado pelos agentes que perceberam o erro no aplicativo. “Não aparece o local que estacionei. Foi descontado o valor e está contando o horário. Acho legal esta forma de cobrança, mas ainda é preciso melhorar. A modernidade está aí, mas é preciso estar funcionando”, relata Leonardo.
Outro tipo de reclamação é quanto à segurança para o motorista. Com os cartões de papel, a pessoa preenche os dados e deixa visível para o agente de trânsito. O receio é ter que pegar o celular para comprar os créditos, o que pode chamar a atenção de ladrões.
A promotora de vendas Pamela Barbosa, 29 anos, costuma estacionar o carro no Centro e não gostou muito desta modernidade. “Eu acho que complica a vida da gente. Como trabalho com o carro da empresa é preciso estar cadastrado. No papel era mais fácil e mais independente. Além disso, acho perigoso acessar o celular em algumas ruas”, comenta Pamela.
Veja como funciona
Após baixar no celular um aplicativo autorizado para operar o EstaR Eletrônico em Curitiba, o motorista precisa comprar créditos pelo próprio aplicativo, em totens ou pontos de venda do comércio. É preciso realizar um cadastro no app escolhido, depois colocar o número da placa do veículo, a localização, o tempo de permanência e fazer o pagamento.
O horário do EstaR Eletrônico deve seguir as mesmas regras atuais. Nas vagas destinadas ao estacionamento regulamentado o horário é das 9h às 19h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h às 14h. O limite de permanência na vaga continua o mesmo, de duas horas. Entretanto, agora o tempo é fracionado em 15 minutos.
O aplicativo também avisa quando o prazo de estacionamento estiver acabando, dando a opção de renovação para mais um período, caso não exceda o limite máximo de duas horas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião