A produção industrial do Paraná, contrariando a tendência nacional, mostrou uma forte alta em janeiro de 2021 em comparação como mesmo período do ano passado. A taxa de crescimento, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira (10), foi de 11,5%. Quando comparado com o mês anterior, dezembro de 2020, o índice chegou a 1,5%.
WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná
Os dados do Paraná são superiores aos da produção industrial nacional, segundo o IBGE. Comparando os meses de janeiro de 2020 e 2021, as indústrias brasileiras registraram uma elevação de 2% na taxa de produção. Quando janeiro de 2021 é comparado com dezembro de 2020, a variação nacional registrada foi de 0,4%.
O levantamento do IBGE mostra que, apesar dos resultados positivos, ainda não se atingiu o patamar de produção de antes do início da pandemia. Desde março de 2020, o índice de produção industrial ainda tem uma queda acumulada de 2%.
O setor de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos foi responsável pela maior alta na produção industrial, 36% em comparação com janeiro do ano passado – eletrodomésticos e fogões entram nessa conta. Na sequência aparecem máquinas e equipamentos agrícolas, como colheitadeiras (31%); automóveis, caminhões e tratores (28%) e indústria da madeira (27%). Por outro lado, o setor de alimentos – braço principal da indústria paranaense – registrou uma queda significativa em janeiro deste ano, -7,3%, quando comparada com o mesmo mês de 2020. Foi a primeira queda nos últimos 24 meses.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná