51 felizes
Os resultados da primeira edição da Prova Paraná, aplicada pelo governo estadual para avaliar o aprendizado dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, apontam para problemas maiores de aprendizado no Ensino Médio (EM). Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Educação (Seed). Participaram dessa primeira edição turmas de 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, além de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio.
De acordo com os dados (veja em detalhes no gráfico), Matemática é a disciplina em que os alunos mais apresentam problemas. No geral, a 1ª e a 3ª séries do EM tiveram os piores resultados: a média de acerto dos alunos foi de 28,55% e 29,62%, respectivamente.
No Ensino Fundamental (EF) os alunos também apresentaram dificuldades. O pior resultado nesta etapa foi no 9º ano, em que houve média de acerto de 39,7% nas questões de Matemática.
Habilidades em falta
Entre as competências de Matemática em que os alunos do EM tiveram pior desempenho estão reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico ou vice-versa (média de apenas 5,98% de acerto entre os alunos da 3ª série do EM) e resolver problemas com porcentagem (10,7% de acerto entre os estudantes da 1ª série do EM).
Os estudantes da 1ª série também têm dificuldades em resolver problemas envolvendo áreas de figuras planas (12,99% de acerto); e reconhecer ou identificar diferentes representações de um número racional (11,67%).
Já na 3ª série as competências com pior desempenho também são resolver problemas envolvendo noções de análise combinatória (16,38% de acerto) e que envolvam porcentagem (15,78%).