A eficiência da máquina pública, com custo dos poderes Executivo e Judiciário condizentes com o PIB, é um dos grandes atrativos para investidores migrarem seu capital para o Paraná. Além disso, mortalidade materna e infantil controladas e um bom nível de saneamento básico tornam o estado boa opção para interessados em abrir empresas por aqui, por exemplo.
RECEBA as notícias de Paraná pelo whatsapp
Por outro lado, problemas de segurança pública, especialmente o grande déficit carcerário (relação da população prisional pelo total de vagas), e a baixa expectativa de crescimento da força de trabalho colocam uma pulga atrás da orelha dos investidores que estão de olho no estado.
Essas potencialidades e fraquezas do Paraná são resultado da edição 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento analisa diversos critérios importantes para tornar estados atrativos aos investidores, como custos, situação fiscal, condições sociais e ambientais e capital humano disponível.
Com base nestes critérios, o CLP dá notas de 0 a 100 aos estados e os posiciona, em cada item, no cenário nacional -- entre as 27 unidades da federação. O conjunto de itens dá ainda uma nota geral para cada estado. Neste âmbito, o Paraná é o quarto estado mais atrativo para os investidores no Brasil.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião