O governador reeleito Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) confirmou mais três nomes para o alto escalão do Governo do Paraná para 2023. João Carlos Ortega e Norberto Ortigara seguirão à frente da Casa Civil e da Secretaria De Agricultura e Abastecimento, respectivamente. Para a Secretaria do Planejamento, Ratinho Junior confirmou o nome de Guto Silva, ex-chefe da Casa Civil.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Eles se somam aos outros 11 nomes já confirmados pelo governador nos últimos dias: Beto Preto na Saúde; Elisandro Pires Frigo na Administração e Previdência; Leticia Ferreira da Silva na Procuradoria Geral do Estado; Hudson Leôncio Teixeira na Segurança Pública; Eduardo Pimentel em Cidades; Luciana Casagrande Pereira na Cultura; Helio Wirbiski no Esporte; Marcelo Rangel em Inovação Modernização e Transformação Digital; Sérgio Vieira Benício na Casa Militar; Roni Miranda na Educação e Ricardo Barros na Indústria, Comércio e Serviços.
João Carlos Ortega
João Carlos Ortega ocupava o comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas até o início do ano, quando passou à chefia da Casa Civil. A pasta é responsável pelo assessoramento e apoio direto ao governador, e também coordena o relacionamento direto com outros Poderes e o encaminhamento de requerimentos e projetos de lei dentro do Governo.
Ortega foi vereador e vice-prefeito de Jandaia do Sul, é formado em gestão de Recursos Humanos e atuou como chefe de gabinete de Ratinho Junior na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados em Brasília. Ele também foi diretor-geral da Secretaria de Educação nas duas ocasiões em que o governador comandou a pasta.
Norberto Ortigara
Norberto Ortigara seguirá no comando da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, cargo que ocupa desde 2011 – ele deixou a pasta apenas em um curto período entre abril de 2018 e janeiro de 2019. Técnico agrícola e economista com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar, Ortigara é servidor público da própria Secretaria desde 1978.
Dentro do período como secretário de Estado, Ortigara trabalhou para que o Paraná obtivesse o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação e de território livre de peste suína clássica. Entre as atividades que devem ser foco da atuação dele na pasta estão a pavimentação de estradas rurais (Estradas da Integração), o incentivo ao cooperativismo (Coopera Paraná) e uso de fontes de energia renováveis (Renova Paraná).
Guto Silva
Guto Silva volta ao secretariado do Governo do Paraná, agora à frente da pasta do Planejamento, que integra a Governadoria do Estado. A secretaria é responsável pela a formatação de políticas estratégicas para o Paraná, acompanhamento de política públicas multissetoriais, implementação de ações que resultem em parcerias que auxiliem o processo de modernização da gestão, além do Plano Plurianual e dos Planos Regionais de Desenvolvimento.
Empresário e consultor internacional de negócios, Silva já foi vereador em Pato Branco e deputado estadual. À frente da Casa Civil, no primeiro mandato de Ratinho Junior, trabalhou em iniciativas como a Descomplica Paraná, Lei de Parcerias Público-Privadas, Lei da Liberdade Econômica, implementação do Banco de Projetos Executivos e o programa de apoio aos municípios com recursos devolvidos pela Assembleia Legislativa do Paraná.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião