• Carregando...
pedágio
Alteração no projeto não deve impactar tarifa, garante governo do estado.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou na quinta-feira (2) a alteração do projeto do lote 6 nas novas concessões do pedágio no Paraná para inclusão da obra de terceira pista entre Foz do Iguaçu a Santa Terezinha de Itaipu, na BR-277. De acordo com ele, o lote 6 com rodovias das regiões oeste e sudoeste do estado deve ser leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, no último trimestre deste ano.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Durante a visita a Foz do Iguaçu, o Ratinho Junior também confirmou essa foi a única alteração na concessão do pedágio dos projetos dos lotes 3 e 6, que aguardam liberação do Tribunal de Contas da União (TCU) para publicação dos editais e, posteriormente, os leilões das concessões na Bolsa.

A pista adicional na BR-277, no percurso que é duplicado, ocorrerá do km 711+900 ao 727+400, cinco quilômetros antes da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Paraguai, ponto em que a rodovia chega ao fim no km 732.

Segundo o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti, as terceiras pistas terão 15,7 km entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu nos dois sentidos da rodovia federal, totalizando mais de 30 km de obras. Furiatti explicou que a inclusão da faixa adicional se deu em virtude do intenso fluxo de veículos, tanto de passeio rumo ao principal destino turístico do Paraná, quanto de cargas na principal rota de escoamento rodoviário da safra paraguaia. “Essa inclusão não vai interferir no valor [previsto] da tarifa”, afirmou o diretor do DER em entrevista à Gazeta do Povo.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, considerou que os lotes 3 e 6 do pedágio seguem no cronograma estipulado pelo Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O pregão de ambos lotes deve ocorrer até outubro para início das concessões no início de 2025.

“Eles incluem a BR-376, conhecida como Rodovia do Café [lote 3] e a BR-277 no oeste e parte do sudoeste no lote 6, esse último que foi antecipado para formar o corredor de exportações de Foz do Iguaçu e Paranaguá com duplicação integral. Agora, aguardamos o TCU fazer a liberação para que seja marcado o leilão. Os lotes 4 e 5 serão feitos [leiloados] em 2025”, confirma o secretário do governo Ratinho Junior, que integra o projeto do novo pedágio no estado.

Em audiência realizada no Ministério dos Transportes, no fim de fevereiro, a pasta apresentou à bancada paranaense de deputados estaduais e federais, os projetos dos lotes 3 e 6.

No lote 3, o Capex previsto é de R$ 11,1 bilhões, além de outros R$ 6,2 bilhões em custos operacionais. O trecho de 570 km em 21 municípios contará, segundo o projeto, com 138 km de duplicações e 72 km de faixas de contornos envolvendo rodovias que ligam a região norte do estado à região dos campos gerais em direção a Curitiba cobrindo estradas como as BRs-369 e 376 e a PR-170.

O trecho contará com sete praças de pedágio – cinco existentes no antigo Anel daIntegração e duas a serem implantadas nos municípios de Califórnia e Londrina. A tarifa prevista para veículos de passeio no segundo ano de concessão, segundo projeto apresentado pelo Ministério dos Transportes, será de R$ 12,39 no município de Califórnia, R$ 12,99 em Sertaneja, R$ 14,09 em Ortigueira, R$ 14,09 em Imbaú, R$ 14,09 em Tibagi, R$ 13,88 em Witmarsum e R$ 9,77 em Londrina. As tarifas podem diminuir com base no desconto que possa ser oferecido pelas concessionárias no ato do leilão.

O trecho 6 é um dos lotes com maior valor de investimentos: R$ 12,9 bilhões em um percurso de 662 km entre as regiões oeste e sudoeste do estado, passando por 31 municípios e cobrindo rodovias como parte da BR-277, principal corredor de transportes do estado cortando o Paraná de leste a oeste e a BR-163, uma das principais rodovias do Brasil. Neste lote estão previstos 445 km de duplicações e o percurso contará ainda com R$ 7,4 bilhões em custos operacionais.

O trecho terá nove praças de pedágio, seis existentes no antigo contrato de concessão e três novas, todas na BR-163 nos municípios de Pato Branco, Ampere e Lindoeste. As tarifas previstas para o percurso para carros de passeio no segundo ano de operação são: Prudentópolis R$ 14,53; Candói R$ 13,02; Laranjeiras do Sul R$ 12,96; Cascavel R$ 12,88; Pato Branco R$ 9,38; Ampere R$ 11,43; Lindoeste R$ 16,13 (a maior tarifa entre os dois lotes em questão e em trecho da BR-163 que está duplicado); Céu Azul R$ 12,93 e São Miguel do Iguaçu R$ 14,85.

Em ambos os lotes as obras, como duplicações por exemplo, começam no terceiro ano de concessão e devem estar concluídas até o nono ano de concessão em um contrato de 30 anos.

Os dois últimos lotes, o 4 e 5 que incluem rodovias principalmente entre o oeste e noroeste do estado vão a leilão na B3 somente em 2025. Os lotes 1 e 2 foram concedidos em 2023 e o início de operação das pedagieiras em ambos os trechos ocorreu no início deste ano. A Via Araucária venceu o lote 1 e a EPR Litoral Pioneiro opera o lote 2 da concessão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]