O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou, no início da noite desta sexta-feira (3), uma série de mudanças na equipe de secretários e de outras estruturas do governo do Paraná. A reforma deve amenizar, pelo menos em parte, a insatisfação apresentada pelo setor produtivo do estado quanto à gestão do primeiro escalão do Palácio Iguaçu.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Foram trocados os titulares das secretarias da Fazenda; Cidades; Inovação, Modernização e Transformação Digital; Administração e Previdência; Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável. As mudanças, previstas para serem concluídas durante o mês de maio, atingem também os comandos da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PR); Sanepar; Fomento Paraná; Instituto Água e Terra (IAT) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Norberto Ortigara, que era secretário de Agricultura e Abastecimento, vai para a pasta da Fazenda. Para o seu lugar foi nomeado Natalino Avance de Souza, até então diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
Renê Garcia Junior, agora ex-secretário da Fazenda, vai ocupar a diretoria financeira do BRDE. Ele vai ocupar o cargo deixado por Wilson Bley Lipski, que assumirá a Sanepar. O presidente anterior da companhia de saneamento, Claudio Stabile, vai assumir a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) no lugar de Elisandro Pires Frigo.
A engenheira civil Camila Mileke Scucato, que vinha no comando do Paranacidade, foi nomeada para a Secretaria das Cidades. Com a mudança, Eduardo Pimentel, que comandava a pasta, volta para a Prefeitura de Curitiba.
Na Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel será substituído por Alex Canziani, que presidia o Instituto de Desenvolvimento de Londrina. José Luiz Scroccaro, ex-diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), assume o cargo de diretor-presidente do órgão no lugar de Everton Souza, que vai comandar a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável.
A pasta era até então coordenada por Valdemar Bernardo Jorge, que após a mudança vai assumir a Fomento Paraná. Heraldo Neves, que presidia a instituição financeira vai assumir um cargo do BRDE.
Luciana Carla da Silva Azevedo deixa o cargo de controladora-geral do Estado, que agora voltará a ser ocupado pela procuradora Leticia Ferreira da Silva. Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, ela iniciou carreira em 1996, foi procuradora-chefe nas Procuradorias Regionais de Jacarezinho, Londrina e Maringá e procuradora-geral do Estado na primeira gestão de Ratinho Junior.
- Eleições e insatisfação do setor produtivo devem culminar em reforma do secretariado de Ratinho Jr.
- Como o Paraná investe no ensino de cálculo e programação para concorrer com alunos japoneses
- Ratinho Junior anuncia alteração no lote 6 das novas concessões de pedágio do Paraná
- Começa a etapa mais aguardada da obra da Ponte de Guaratuba
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná