Alunos de mais 627 escolas estaduais retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (24). O retorno é na forma híbrida, em que parte da turma assiste à aula na própria escola e parte acompanha remotamente em casa pela internet. Entre as 174 cidades cujos colégios voltam a receber os estudantes nesta segunda estão Londrina, Ponta Grossa e Paranaguá. Já Curitiba reabre apenas três colégios nesta segunda, todos de ensino profissionalizante.
Receba no WhatsApp notícias do Paraná e de Curitiba
O retorno dos alunos às salas de aula segue protocolos sanitários para evitar o contágio da Covid-19. Além do uso obrigatório de máscara e disponibilidade de álcool gel, as salas comportam apenas 30% dos alunos matriculados de cada turma. O material pedagógico bem como o lanche é individual e não pode ser compartilhado. Veja abaixo o quadro atual das escolas estaduais do Paraná:
Quantas escolas estaduais já reabriam?
Com a reabertura de mais 627 nesta segunda-feira (24), a rede estadual de ensino no Paraná agora tem 827 escolas em 217 cidades com aulas presenciais no sistema híbrido, com parte dos estudantes assistindo à aula na sala e parte no sistema remoto, pela internet. No dia 10 de maio, outras 200 escolas estaduais já tinham voltado a receber estudantes. Com isso, cerca de 40% das escolas de todo o estado voltaram a receber alunos.
Quando mais escolas estaduais vão reabrir?
A Seed planeja a reabertura de mais 800 escolas no dia 7 de junho. Nesse grupo estão mais escolas de Curitiba. Porém, a Secretária de Educação enfatiza que a execução do planejamento vai depender do quadro epidemiológico da pandemia. “Trabalhamos com a retomada de mais 800 escolas em 7 de junho, mas isso vai depender da avaliação da Secretaria Estadual de Saúde, que vai nos pontuar onde a gente deve retornar e com quantas escolas”, enfatiza o diretor de educação da Seed, Roni Miranda, em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC.
Como ficam as escolas sem aula presencial?
As escolas que ainda não retomaram as aulas presenciais seguem apenas com o ensino remoto. As aulas são transmitidas pela plataforma Aula Paraná, além de videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube da Seed. As escolas também seguem entregando aos alunos os kits pedagógicos impressos para que estudem em casa.
Como está a vacinação de professores e profissionais da educação?
Até o início desta segunda-feira (24), o Paraná vacinou cerca de 27.432 professores e profissionais da educação das redes estadual, municipal e privada com as 32.760 doses entregues especificamente a este público semana passada. Além disso, outros 8 mil profissionais da educação foram vacinados anteriormente por serem de outros grupos prioritários, em especial de idosos.
Nesta semana, mais 22 mil doses serão distribuídas para vacinação de professores e profissionais das escolas. Na rede estadual são 160 mil trabalhadores da educação. No total, o Paraná soma 350 mil professores e profissionais da educação, contando as redes estadual, municipal e privada.
Quais os critérios para reabertura das escolas?
A Seed está fazendo a reabertura gradual das escolas após mais de um ano fechadas por causa da pandemia. O principal critério é a análise do quadro epidemiológico feita pela Secretaria Estadual de Saúde, que avalia se há condições de reabertura conforme o controle da transmissão da Covid-19.
Na sequência, outros três fatores são levados em consideração. O primeiro é prioridade para escolas de cidades onde a rede municipal de ensino já tenha voltado. O segundo é prioridade a escolas onde os alunos tenham mais dificuldade de acesso à internet, ou seja, que não conseguem assistir às aulas remotamente. O terceiro critério é optar por escolas onde haja o menor número de professores e profissionais de saúde dentro dos grupos de risco para a Covid-19.
E se um caso de Covid-19 for detectado na escola?
Assim que um caso de Covid-19 é detectado dentro da comunidade escolar – seja o infectado um professor, funcionário ou aluno – todas as aulas são suspensas por dez dias na própria classe ou na escola, conforme avaliação do quadro de contágio.
Desde que retomou a reabertura da rede estadual no dia 10 de maio, a Seed registrou 95 infecções por coronavírus, o que levou a suspensão das aulas em 15 turmas e de quatro colégios. Foram 38 alunos, 32 professores e 25 funcionários. De acordo com a Secretaria de Educação, nenhum caso foi de transmissão dentro da escola, segundo os próprios contaminados reportaram.
Quando mais escolas serão reabertas em Curitiba?
Até agora, somente três escolas estaduais voltaram a receber alunos presencialmente em Curitiba. Foram três colégios profissionalizantes que reabriram nesta segunda-feira (24). A Seed espera reabrir mais escolas na capital na capital na próxima data de retomada de aulas presenciais, quando mais 800 voltam a receber alunos em 7 de junho.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião