Os médicos do Paraná vão poder prescrever medicamentos por meio da internet. A medida foi autorizada pela resolução 482/2020, assinada pelo secretário de saúde Beto Preto nesta terça-feira (14). A intenção é incentivar que as pessoas permaneçam em casa o maior tempo possível, evitando as idas aos consultórios. O isolamento social é a principal medida para enfrentamento ao coronavírus, cujos números seguem aumentando no estado.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
As receitas médicas virtuais poderão ser emitidas pelos médicos registrados no Paraná por meio de uma plataforma on-line desenvolvida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná. Esse documento eletrônico, que deve conter o nome do paciente, a data de emissão, a identificação do profissional de saúde, número do CRM, assinatura por certificação digital e código de autenticação documental, pode ser impresso ou enviado pelos consumidor por mensagem eletrônica para as farmácias.
Os medicamentos que poderão ser prescritos dessa maneira incluem aqueles de receita comum, os antimicrobianos e de uso controlado. Estão fora desse modelo de receita os que constam na Portaria 344/98 da Anvisa, que regulamenta remédios de controle especial, de receituário azul e amarelo.
As farmácias deverão dispor de recurso para verificar o documento virtual apresentado pelo paciente, validar a receita, garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica - a consulta será feita a partir dos dados do médico, por meio do número de CRM. Esses estabelecimentos também serão obrigados a verificar no sistema se a receita já foi utilizada em outro local. Em caso positivo, a nova compra deve ser bloqueada.
- Paraná tem serviço de telemedicina para sintomas respiratórios; veja como funciona
- Curitiba é incluída em projeto-piloto de testes em massa de Covid-19
- “Devemos nos comportar como se todos estivéssemos doentes”, orienta pneumologista
- “Você não faz ideia do que é buscar o ar e não ter”, conta jornalista curado de Covid-19
- Governo socorre planos de saúde e ameniza regras de inadimplência
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná