Um dos focos de Leonaldo Paranhos (PSC), prefeito reeleito de Cascavel com 71,72 % dos votos, em seu segundo mandato será o de estimular o crescimento da economia, por meio da geração de emprego e renda. A maior cidade do Oeste paranaense, com 332,3 mil habitantes, criou 679 postos de trabalho com carteira assinada nos nove primeiros meses do ano, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná
Para isso, segundo seu plano de governo, ele pretende colocar a administração municipal como protagonista e indutora do processo.
Uma das estratégias é criar a Agência de Fomento de Cascavel, um sistema no qual o município subsidia iniciativas de pessoas físicas, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Paranhos também pretende desburocratizar o processo de abertura de empresas.
Na área econômica, outro objetivo é de fortalecer a diversificação de atividades das cadeias produtivas locais como as de proteína animal (carnes de ave, suíno, pescado, gado e leite) e agroalimentar de base vegetal (com ênfase na produção de grãos e amido para a alimentação humana), bem como as de indústria de base de tecnologia da informação, software, biotecnologia e indústria metalmecânica.
Na área de inovação, a gestão de Paranhos pretende estabelecer um programa de incentivos às startups, por meio de parceira com a Fundação Araucária. Preparar mão de obra especializada para esse segmento também está nos planos. Um dos objetivos do prefeito reeleito é o de criar o programa Profissionais do Futuro, para capacitar 5.000 alunos em lógica da programação.
Outra diretriz da próxima gestão é colocar a gestão municipal mais próxima de quem precisa, por meio de projetos integrados capazes de equalizar a oferta de serviços públicos, priorizando um atendimento de qualidade nos bairros.
Na saúde, um dos principais compromissos de Paranhos é o de aumentar de 85% para 100% a cobertura na atenção básica e construir novas estruturas de atendimento, nas áreas de fisioterapia/reabilitação e no atendimento a gestantes.
Confira a íntegra do plano de governo de Paranhos para a gestão 2021-2024
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião