A Renault do Brasil lançou, no último mês, o Kardian, veículo produzido 100% no país para competir no segmento B-SUV, que marca o início de um novo ciclo da empresa no mercado automobilístico brasileiro. O carro é o primeiro do International Game Plan 2027, que é o plano estratégico da marca para os mercados internacionais e prevê mais sete novos modelos até nos próximos três anos.
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O lançamento do Kardian ocorreu na cidade de Gramado (RS), onde especialistas do setor automotivo fizeram test-drives por ruas e estradas da Serra Gaúcha, passando pelos principais pontos turísticos de Gramado e de Canela. A estreia do Kardian também apresenta a nova identidade visual da Renault, traz o novo motor turbo TCe 1.0 flex de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O veículo chega ao mercado brasileiro em três versões: Evolution (R$ 112.790), Techno (R$ 122.990) e Première Edition (R$ 132.790).
“Com o lançamento do Kardian, nós estamos ampliando a gama Renault, entrando em um novo segmento de mercado. Estamos preparados para um futuro de crescimento”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, que calcula o investimento da empresa no setor automobilístico em mais de R$ 5 bilhões entre 2021 e 2025.
Durante o evento, a engenharia da empresa apresentou a plataforma de produção do Kardian: Renault Group Modular Platform (RGMP), que torna os veículos mais seguros para os testes de impactos e traz benefícios aos motoristas, como conforto de condução, conforto acústico, habitabilidade, nova suspensão, multimotorização, redução no consumo de combustível e na emissão de CO2. No quesito segurança, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista.
Gondo ainda lembrou que a nova plataforma RGMP é multienergia para tecnologia de híbridos e outros tipos de veículos elétricos. “Em dezembro, divulgamos que um novo veículo C-SUV será fabricado no Brasil sob a mesma plataforma utilizada no Kardian. Além disso, a Renault, junto com a Horse, está trabalhando em motores híbridos flex para o mercado brasileiro”, completa.
O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (PR). Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5,3 mil colaboradores em duas fábricas no complexo: a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU).
“Um veículo 100% novo que traz em sua essência o DNA Renault, produzido pelas equipes de design e engenharia locais na moderna fábrica com altíssimo nível de excelência e qualidade. A fábrica que é referência na indústria brasileira e também uma referência entre as fábricas do Grupo Renault, tanto em aspectos tecnológicos, quanto em temas ambientais e de sustentabilidade”, comentou Gondo.
A Renault tem mais 9 mil colaboradores em 11 unidades distribuídas por sete países, com capacidade para atender 40% da demanda global de powertrain. O faturamento global foi de 7,5 bilhões de euros em 2023.
Motor do Renault Kardian também é produzido na região de Curitiba
Produzido no Paraná pela Horse, empresa do Grupo Renault que desenvolve motores de baixas emissões, híbridos e de combustão interna, o novo motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Para o desenvolvimento flex do motor turbo 1.0 foram gastos mais de 13 mil horas para a calibração, além de testes de emissões e durabilidade, segundo a Renault Brasil.
A operação brasileira da Horse, também localizada em São José dos Pinhais (PR), conta com o único Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia especializado na tecnologia flex. O know-how em design de peças, desenvolvimento de softwares de gerenciamento de motores, calibração de powertrains e testes de validação são refletidos nos mais de 5 milhões de motores produzidos.
O propulsor do Kardian traz as mesmas tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria pela qual a marca conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que proporcionam combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.
A construção moderna e o novo motor turbo flex foram desenvolvidos para o perfil de uso do brasileiro. O Kardian com o motor turbo TCe 1.0 flex é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
*O repórter viajou a convite da Renault.
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