Uma reportagem da Gazeta do Povo foi finalista em uma premiação nacional de jornalismo. A reportagem “De satélite da Nasa à inteligência artificial, tecnologia avança para evitar incêndios florestais”, da jornalista Adriana Brum, foi a segunda colocada entre mais de 60 inscritos de todo o Brasil no Prêmio Ibá de Jornalismo 2024, promovido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O tema escolhido pelos organizadores foi “O setor de árvores cultivadas como aliado no combate às mudanças climáticas”. A premiação recebeu mais de 100 inscritos, sendo 62 só na categoria Escrita, na qual a repórter Adriana Brum concorreu.
Os trabalhos abordaram os benefícios de plantações de árvores para o meio ambiente, os avanços da tecnologia para a fabricação de produtos sustentáveis, os investimentos em recuperação de matas nativas e as vantagens das agroflorestas, entre outras histórias.
No texto finalista, a repórter aborda o arsenal de tecnologias de monitoramento de grandes áreas de matas e florestas, criadas por startups e empresas que têm no plantio e replantio de árvores a base de seus negócios.
“Os recursos vão desde câmeras de vídeo, passando por satélites da Nasa, até o uso de inteligência artificial (IA). Sensores a laser, drones, centrais de operação, sensoriamento remoto também entram nas novas batalhas contra os incêndios florestais para detectar uma suspeita de combustão em menos tempo e indicar a estratégia de contenção das chamas mais efetiva”, descreve Adriana.
Reportagem também foi finalista do Prêmio Apre Florestas
O texto também foi um dos finalistas na 2ª edição do Prêmio Apre Florestas de Jornalismo, promovido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre). A reportagem, publicada em 1º de outubro deste ano, foi a 3ª colocada na categoria Escrita.
Nesta premiação o tema central foi “O futuro sustentável está nas florestas plantadas”. Dentro da temática, a organização aceitou trabalhos voltados a questões como bioeconomia, sustentabilidade, dados econômicos, importância do setor florestal, inovação, tecnologia, gestão, trabalhos sociais, entre outras. Ao todo, 25 trabalhos foram avaliados no prêmio.
“O Paraná é um dos maiores produtores de madeira de cultivo do país, com grandes empresas e grande responsabilidade de manutenção das áreas verdes, além de fonte de seu lucro, as arvores são um ativo ambiental importante. Agradeço à Gazeta do Povo pelo interesse em levar ao leitor o conhecimento sobre esse setor e à Apre e à Ibá, pela convicção de que o jornalismo segue como fonte fidedigna de informação”, destacou Adriana Brum.
Perto de ser votado no Senado, projeto para legalizar cassinos ignora crise social das bets
Presidente da Coreia do Sul anuncia fim da lei marcial após bloqueio parlamentar
Projeto de regulamentação da IA está prestes a ser votado no Senado; ouça o podcast
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná