Uma reportagem da Gazeta do Povo foi finalista em uma premiação nacional de jornalismo. A reportagem “De satélite da Nasa à inteligência artificial, tecnologia avança para evitar incêndios florestais”, da jornalista Adriana Brum, foi a segunda colocada entre mais de 60 inscritos de todo o Brasil no Prêmio Ibá de Jornalismo 2024, promovido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O tema escolhido pelos organizadores foi “O setor de árvores cultivadas como aliado no combate às mudanças climáticas”. A premiação recebeu mais de 100 inscritos, sendo 62 só na categoria Escrita, na qual a repórter Adriana Brum concorreu.
Os trabalhos abordaram os benefícios de plantações de árvores para o meio ambiente, os avanços da tecnologia para a fabricação de produtos sustentáveis, os investimentos em recuperação de matas nativas e as vantagens das agroflorestas, entre outras histórias.
No texto finalista, a repórter aborda o arsenal de tecnologias de monitoramento de grandes áreas de matas e florestas, criadas por startups e empresas que têm no plantio e replantio de árvores a base de seus negócios.
“Os recursos vão desde câmeras de vídeo, passando por satélites da Nasa, até o uso de inteligência artificial (IA). Sensores a laser, drones, centrais de operação, sensoriamento remoto também entram nas novas batalhas contra os incêndios florestais para detectar uma suspeita de combustão em menos tempo e indicar a estratégia de contenção das chamas mais efetiva”, descreve Adriana.
Reportagem também foi finalista do Prêmio Apre Florestas
O texto também foi um dos finalistas na 2ª edição do Prêmio Apre Florestas de Jornalismo, promovido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre). A reportagem, publicada em 1º de outubro deste ano, foi a 3ª colocada na categoria Escrita.
Nesta premiação o tema central foi “O futuro sustentável está nas florestas plantadas”. Dentro da temática, a organização aceitou trabalhos voltados a questões como bioeconomia, sustentabilidade, dados econômicos, importância do setor florestal, inovação, tecnologia, gestão, trabalhos sociais, entre outras. Ao todo, 25 trabalhos foram avaliados no prêmio.
“O Paraná é um dos maiores produtores de madeira de cultivo do país, com grandes empresas e grande responsabilidade de manutenção das áreas verdes, além de fonte de seu lucro, as arvores são um ativo ambiental importante. Agradeço à Gazeta do Povo pelo interesse em levar ao leitor o conhecimento sobre esse setor e à Apre e à Ibá, pela convicção de que o jornalismo segue como fonte fidedigna de informação”, destacou Adriana Brum.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná