Vista aérea do alargamento da orla da praia em Matinhos, no litoral do Paraná| Foto: AEN / Alessandro Vieira / CC
Ouça este conteúdo

O plantio de árvores nativas e a urbanização de vias na orla da praia estão entre as próximas ações previstas para Matinhos, no litoral do Paraná. Após esta etapa, em maio, terá início uma das operações mais críticas no trabalho de revitalização do balneário: as intervenções de microdrenagem, que ainda não tinham sido realizadas para não gerar transtornos para turistas e moradores durante a temporada de verão.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhastsApp

Para o próximo dia 11, segundo o Instituto Água e Terra (IAT), a expectativa é iniciar a colocação do calçamento em paver e petit pavet, além de piso tátil e meio-fio, no trecho entre a Rua das Sereias e o Mercado do Peixe. A pista de rolamento da Avenida Atlântica receberá melhorias na pavimentação, e no entorno serão instalados bancos, lixeiras e iluminação em LED. A fase inicial das obras teve um orçamento total de R$ 315 milhões.

Publicidade

Por conta das intervenções, haverá interdições nos trechos em obras, de forma alternada, até o mês de agosto. A Orla na região da Praia dos Pescadores ficará bloqueada entre 11 de abril e 8 de julho; o trecho do Mercado do Peixe entre 12 de junho e 29 de julho; e a Rua das Sereias e arredores entre 19 de junho e 15 de agosto.

De acordo com o diretor de Saneamento do IAT, José Luiz Scroccaro, a previsão de conclusão total das obras segue sendo 2024. “Vamos dar início ao paisagismo da Orla e à microdrenagem, entrando de vez na fase final da revitalização de Matinhos. Queremos entregar neste ano todas as estruturas marítimas, como os guias-correntes, headlands e o espigão, e também essa parte urbanística. Assim, para o ano que vem, ficaria apenas a conclusão da microdrenagem”, afirmou.

O prazo para a entrega da microdrenagem é mais longo porque esta deve ser uma das últimas ações a serem iniciadas. Com previsão para começar em 15 de maio, as obras serão realizadas primeiro na Rua Ponta Grossa. Na sequência as obras se concentrarão na Avenida Atlântica, no trecho entre as ruas Ponta Grossa e Antonina, no período entre 9 de junho e 7 de julho; no trecho entre as ruas Antonina e Ceciliano Tavares da Avenida Atlântica, entre 10 de julho e 28 de julho; e na rua Paranaguá, de 31 de julho a 7 de agosto.

Os outros trechos que receberão a microdrenagem só entrarão na escala de obras depois que estas intervenções iniciais forem concluídas, informou o IAT. Uma vez concluída, a melhoria na drenagem deve ajudar a minimizar os casos de alagamentos, frequentes após períodos de grande volume acumulado de chuvas.

“Esses serviços vão diminuir e muito as cheias em toda a região de Matinhos. São 23 quilômetros de microdrenagem e pouco mais de um quilômetro de macrodrenagem. Essas fases se completam com a macrodrenagem, escoando a água que recebe do sistema da micro. A integração permite ganhar cota, caimento para a água com as canaletas em U. Tudo isso faz com que o escoamento para o mar seja mais rápido, evitando problemas como cheias na cidade. Claro que se houver uma chuva de grande intensidade em um curto período de tempo, aliada à maré alta, teremos cheias. Mas com um escoamento muito mais rápido e eficiente do que o sistema atual”, explicou o diretor.

Publicidade

Segundo as mais recentes medições do IAT, as obras de revitalização da Orla de Matinhos estão 71% concluídas. A parte de drenagem, iniciada em junho do ano passado, alcançou 41% de conclusão. As obras de macrodrenagem estão sendo feitas no canal da Avenida Paraná, em Caiobá, que ao final dos trabalhos deve ficar com sete metros de largura. Essa ampliação vai possibilitar um escoamento mais rápido, dando mais agilidade ao processo de liberação das vias em casos de alagamento.

Tetrápodes colocados ao lado do espigão, na praia de Matinhos.| Foto: AEN / Alessandro Vieira / CC

Como está a conclusão das obras de revitalização da Orla de Matinhos

  • Porcentual de execução obra: 71%
  • Espigão da Praia Brava: 90%
  • Guias-Correntes da Avenida Paraná: 69%
  • Guias-Correntes de Matinhos: 26%
  • Headland Riviera: 86%
  • Headland Flórida: 90%
  • Urbanização Caiobá: 45%
  • Urbanização Balneários: 21%
  • Plantio de restinga em Caiobá: 46%
  • Macrodrenagem: 41%
  • Assentamento Macrodrenagem: 525,3 metros (38,5%)
  • Microdrenagem: previsão de início em maio
  • Tetrápodes produzidos: 3.763 (73%)
  • Tetrápodes lançados na Praia Brava: 340 (100%)
  • Tetrápodes lançados no Balneário Flórida: 681 (100%)
  • Tetrápodes lançados no Balneário Riviera: 588 (86%)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]