A pequena cidade de Itaipulândia (PR), de apenas 11,5 mil habitantes, banhada pelas águas do rio Paraná e a 1,2 mil quilômetros de distância de Aparecida (SP), receberá 100 mil visitantes nos nove dias de festividade no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, construído em homenagem à Padroeira do Brasil.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Segundo a prefeitura local, o dia de maior peregrinação à imagem, que tem 26 metros de altura e pode ser vista de muito longe, será nesta quinta-feira (12), data em que se celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida e quando haverá missas em vários períodos.
O ponto alto da visitação é a chegada ao monumento, que tem recebido milhares de fiéis ao longo dos últimos dias, muitos peregrinos que percorrem grandes percursos a pé como forma de pagamento de promessas.
Este será o maior número de visitantes já recebido pelo santuário desde a inauguração há 23 anos, com um desafio que acaba de ser vencido. A base e a estrutura de apoio ficaram danificados após o tornado que passou pela região oeste do Paraná na última semana. Uma força-tarefa recolocou a estrutura em pé. “Apesar dos estragos causados pelo forte temporal na última quarta-feira (10), a comunidade se uniu com determinação e solidariedade para manter viva a tradição religiosa das celebrações”, destacou a prefeitura de Itaipulândia.
O padre Ademar Oliveira Lins, pároco de Itaipulândia, ressaltou que “a celebração de Nossa Senhora Aparecida é uma tradição que está no coração de todos os fiéis, e mesmo diante dos desafios, a comunidade mostrou seu amor e devoção à Padroeira, unindo-se para garantir que as celebrações continuassem”.
O local foi reconhecido como Polo Turístico Religioso do Paraná pela lei estadual 13.193/01. O monumento é visitado por romeiros de diversos lugares do país e do exterior, como argentinos e paraguaios. A cidade fica a apenas 70 quilômetros de distância da tríplice fronteira.
Segundo a prefeitura, a imagem fica no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude. Com 26 metros, agora deverá ocupar a segunda colocação entre as maiores esculturas de Nossa Senhora Aparecida da América Latina. A maior, com 50 metros, foi inaugurada na última semana em Aparecida (SP).
O monumento é considerado uma obra oficial pelo Vaticano e faz parte da Rota da Fé pelas Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.
A imagem foi idealizada pelo escultor e arquiteto Marcelo Francallassi, para o santuário foi inaugurado em 12 de outubro de 2000 como uma homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil, com foco à valorização da fé, da devoção e de fomento ao turismo religioso. A rota é considerada a mais importante do Paraná e uma das mais expressivas do Sul do Brasil.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná