A Sanepar informou nesta segunda-feira (14) que os sistemas de abastecimento de água de Santo Antônio do Sudoeste e de Pranchita (Sudoeste do Paraná) vão permanecer em rodízio nos próximos dias. Segundo a estatal, as poucas chuvas na região não foram suficientes para recuperar o volume de água dos mananciais dos dois municípios. Pelo mesmo motivo, os reservatórios da Região Metropolitana de Curitiba seguem com volume em queda, se aproximando do nível de 50%, que pode levar a um endurecimento do rodízio no abastecimento de água da região.
As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Em 5 de maio, o governo do Paraná publicou decreto de situação de emergência hídrica, com validade de 90 dias, para o Sudoeste do estado e para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita, os bairros seguirão se revezando na interrupção do fornecimento das 13h30 às 19 horas, com normalização a partir das 20 horas, até o dia 28.
Em Curitiba e Região Metropolitana, o rodízio de abastecimento de água teve início em 2020 e opera no modelo 60 horas de fornecimento e 36 horas com suspensão desde 15 de março deste ano. Caso o nível dos reservatórios fique abaixo de 50%, a Sanepar deve retomar o rodízio mais duro, de 36 x 36 horas.
Nesta segunda-feira, o patamar do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (Saic) está em 51,82%, de acordo com a estatal. Na quinta-feira (10), estava em 52,41%. Entretanto, a companhia acredita que haverá chuva suficiente neste mês para que o rodízio atual seja mantido.
De acordo com os dados da Sanepar, os reservatórios em pior situação nesta segunda-feira são as barragens do Iraí e do Passaúna, com índices de respectivamente 40,11% e 54,38%. Já as barragens Piraquara 1 e 2 estão em situação melhor, com 58,95% e 70,78%.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná