Primeira mulher eleita prefeita de São José dos Pinhais, a empresária Nina Singer (Cidadania) destaca entre suas prioridades para os próximos quatro anos uma gestão mais eficiente à frente do município, segundo ela, para otimizar recursos públicos utilizados em serviços à população “sem abrir mão da ética, do respeito e da transparência”.
As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp
Nina, que tem como vice o também vereador Professor Assis (Podemos), obteve 30,51% dos votos válidos na votação de domingo (15), derrotando o atual prefeito, Toninho Fenelon (Republicanos), que ficou apenas na terceira colocação, com 12,25% dos votos. A eleição em São José dos Pinhais teve 25,26% de abstenção, 5,51% votos brancos e 6,54% nulos.
Formada em serviço social, empresária do ramo de combustíveis e atual vereadora em segundo mandato, a prefeita eleita traz em seu plano de governo o desenvolvimento institucional como seu primeiro eixo programático.
Entre as propostas nesse sentido estão medidas de desburocratização, para agilizar o processo de liberação de alvarás, certidões, protocolos e requerimentos; a ampliação de processos eletrônicos; a aplicação de compliance na gestão pública; a transmissão online de licitações de obras, bens e insumos; a revisão dos contratos de prestação de serviços ao município; e a implantação de uma política de gestão do patrimônio imobiliário da prefeitura.
“Em nosso município temos grandes dificuldades financeiras e sociais com os impactos da pandemia de saúde que sofremos atualmente”, explica em seu plano de governo. “Com isso, é necessária uma gestão capaz de enfrentar os desafios para oferecer melhorias a curto, médio e longo prazo, aliando o fator econômico e a causa social.”
Os demais eixos previstos no plano da prefeita para o próximo mandato são os de desenvolvimento social, econômico, urbano e de meio ambiente.
Na área de saúde, ela propõe, entre outras medidas, a criação do Centro de Saúde Integral da Mulher de São José dos Pinhais, o programa Mãe São Joseense, a retomada do programa Farmácia Popular, a construção de novas unidades básicas de saúde e a ampliação de seu horário de atendimento, o criação do aplicativo Saúde São José, e a implantação da Clínica Azul, para atendimento de crianças com transtorno do espectro autista.
Na área de educação, está em seu planejamento a ampliação do número de vagas na educação infantil e ensino fundamental, a oferta de vagas para educação em tempo integral, a criação do programa Escola Sustentável, de educação ambiental na comunidade escolar e a implantação de novas tecnologias na rede municipal, entre outras propostas.
Confira a íntegra do plano de governo de Nina Singer para a gestão 2021-2024
- Maringá: Ulisses Maia reivindica do governo subsídio dado ao transporte de Curitiba
- Foz do Iguaçu: Chico Brasileiro aposta em parcerias para acelerar retomada
- Pinhais: Marli Paulino planeja obras estruturantes para atrair investimentos
- Londrina: reeleito com folga, Belinati aposta em industrialização e saúde
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná