A avaliação do aprendizado remoto dos estudantes da rede estadual deve ficar para agosto, disse a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed), em coletiva virtual na tarde desta quarta-feira (20).
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“Vamos ter a nossa avaliação diagnóstica [para aferir a qualidade do aprendizado]. Estamos trabalhando com o planejamento [de retorno das aulas], mas sem nenhuma certeza ainda, para agosto. Vamos fazer a aplicação da Prova Paraná avaliando esse período das aulas não presenciais”, afirmou o diretor de Educação da pasta, Roni Miranda, sobre como o estado tem acompanhado a qualidade do aprendizado.
O diretor destacou, no entanto, que tem orientado as escolas a realizarem avaliações internas. “O próprio professor da turma tem feito [a avaliação], monitorado”, disse. Ele sugere que esse acompanhamento seja individual.
Segundo a Seed, há um trabalho para implementar novas ferramentas de avaliação em “junho ou julho”, de forma a acompanhar a assimilação do conteúdo didático dos pouco mais de um milhão de estudantes da rede estadual.
Números de acessos
Na coletiva, o secretário da Educação, Renato Feder, celebrou os acessos às aulas remotas. Os estudantes podem acompanhar o conteúdo por canais de televisão, por um aplicativo/site chamado Aula Paraná, pela ferramenta Google Classroom ou em vídeos publicados no Youtube (este último para quem perdeu as aulas diárias). Alunos sem acesso à tecnologia têm direito a apostilas físicas.
De acordo com o secretário, os números de acesso têm aumentado a cada semana. “[Desde] Quando a gente lançou o Aula Paraná, ele foi subindo [em número de acessos]: 100 mil, 200 mil... Agora estamos com mais de 800 mil downloads. No Google Classroom o acesso diário também foi aumentando. Na semana passada foram quase 600 mil alunos acessando. Professores, praticamente 100% acessam”, disse. Ele ressaltou ainda que os vídeos no Youtube foram vistos 17 milhões de vezes.
A secretaria destaca também que a rede de canais digitais consegue acessar 10,5 milhões dos cerca de 11 milhões de paranaenses. Anteriormente eram 9,5 milhões com sinal digital. Pelos números da pasta, 40 mil alunos têm acesso aos materiais pedagógicos físicos.
Segundo a Seed, o governo implementou as chamadas online, o que tem melhorado o controle de evasão. Anteriormente o registro de presenças era feito pelo cumprimento de atividades. O governo não citou, no entanto, o total de estudantes que não têm acompanhado as aulas por nenhuma das plataformas.
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