Um relatório conjunto das secretarias de Planejamento e Projetos Estruturantes e da Fazenda do Paraná mostra que a atividade econômica no estado recuou 28,8% entre os dias 7 de março e 19 de abril. O boletim indica que a região mais afetada é a Leste, onde está a capital, Curitiba, e o Litoral – o recuo foi de 31,8%.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
O estudo conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (23), tenta desdobrar os efeitos da pandemia do coronavírus no estado. Com lojas, indústrias e serviço fechados ou operando longe de sua capacidade total, são esperados números de retração na atividade econômica.
De acordo com o levantamento, a queda foi maior na indústria, que retraiu 35%. Comércio e alimentação teve movimentação 24% menor e relação aos números constatados em 7 de março, antes da pandemia.
O estudo aponta ainda que o Paraná está com um número menor de lojas e outros tipos aderindo ao isolamento social. Com base na emissão de documentos fiscais, no dia 17 de abril, 16 mil estabelecimentos do Simples Nacional (empresas menores) e 3,6 mil do regime geral (empresas maiores) estavam fechados. Em um levantamento anterior, cuja data-base era 9 de abril, eram 21 mil e 4,5 mil empresas fechadas, respectivamente.
A reabertura vem ocorrendo de forma substancial desde 27 de março, indica o estudo, apenas uma semana após as medidas mais rígidas adotadas pelo estado.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião