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Arrendamento portuário teve apenas um grupo na disputa, o Q-PAR09.
Arrendamento portuário teve apenas um grupo na disputa, o Q-PAR09.| Foto: Jonathan Campos/AEN

O fundo de investimentos Q-PAR09 arrematou o pregão realizado nesta quarta-feira (13) na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, para o arrendamento do terminal portuário PAR09 do Porto de Paranaguá. A proposta de outorga foi de R$ 615.751,00. O grupo foi o único participante no certame com contrato de 35 anos e R$ 910 milhões em investimentos.

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Com a última operação do ano na Bolsa, o Governo do Paraná fecha 2023 com resultados bilionários na B3, entre eles, a privatização da Copel, a privatização de serviços de saneamento básico e os lotes 1 e 2 do pedágio no estado. Juntas as transações somaram mais de R$ 26 bilhões.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) já havia tentado em três outras oportunidades a concessão do terminal ao setor privado. Mas o processo foi retirado da pauta após não encontrar interessados na administração do local.

Além do terminal paranaense, outras quatro estruturas portuárias foram leiloadas: duas em Porto Alegre (RS), uma no Porto de Rio Grande (RS), uma no Porto de Maceió (AL). O Porto de Vila do Conde (PA) foi retirado do leilão .

Juntos, os investimentos nos terminais arrendados somam R$ 1 bilhão. Mas o PAR09 detém o maior volume de recursos no contrato que começa, inicialmente, com três anos pré-operacionais. A estrutura de Paranaguá foi concedida pela modalidade de leilão convencional, enquanto os demais foram ofertados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Autoridades reforçam importância do porto

O representante da gestora Quadra, a qual o fundo Q-PAR09 está ligado, Maurício Silveira, disse que o grupo viu no Paraná uma grande oportunidade de administração portuária. A empresa já realiza a gestão em Vitória (ES).

“Há um ano e meio, mais ou menos, estivemos aqui [na B3] no processo de desestatização da Codesa [Companhia Docas do Espirito Santo], foi a primeira entrada no setor da gestora, a gente vem conduzindo há um ano e meio a gestão da atividade em Vitória e a gente identificou uma oportunidade grande agora em Paranaguá por parte dos operadores. A gente está muito feliz, um desafio grande, um investimento relevante para a cidade e para o estado, mas estamos bastante satisfeitos e felizes com isso”, destacou.

O diretor da APPA, Luiz Fernando Garcia lembrou que em 2023 o Porto de Paranaguá movimentou mais de 61 milhões de toneladas, uma marca histórica. “Desde 2019 este é nosso 5º leilão e somente nos dois deste ano [o primeiro foi realizado em fevereiro] foi mais de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura no Paraná nos próximos 5 anos. Os Portos do Paraná são pequenas, são apenas 5 km de cais, mas podemos nos orgulhar como sendo um dos melhores portos do país”, reforçou.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que acompanhou o leilão na B3, disse que o arrendamento possibilitará a edificação de dois novos berços, além de modernizar o silo público.

“Será mais eficiente e com novos investimentos vamos ampliar volume de cargas movimentadas (...) O Paraná defende o investidor e o empresário, nós queremos que invistam, gerem bastante emprego e ganhem bastante dinheiro, porque vocês ganhando bastante dinheiro terão a oportunidade de investir ainda mais no Paraná e no Brasil”, comentou.

O que será feito no PAR09

O terminal PAR09, no Porto de Paranaguá, tem 26.576m², incluindo área do berço que deverá ser construído pela empresa arrematante, destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem vegetal.

Após os investimentos, a capacidade estática do terminal será de 162 mil toneladas, resultando em uma dinâmica de 3,159 milhões de toneladas/ano.

Os investimentos incluem a construção de nove novos silos de armazenagem, investimento em área comum - como a construção da 1° fase do píer “F”, e o aporte de recursos para estruturação de área de apoio logístico destinada ao corredor oeste do Porto.

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