O Diário Oficial da União (DOU) trouxe, nesta quarta-feira (30), uma série de portarias que informa que sete agências da Receita Federal no Paraná e outras cinco em Santa Catarina serão fechadas temporariamente.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
No caso das paranaenses, a medida vale de 1º de setembro, ou seja, da próxima sexta-feira, até o fim do ano de 2024. Entre os motivos elencados estão a falta de servidores e a dificuldade para recolocação de profissionais, além da diminuição considerável na busca por atendimentos presenciais.
A própria portaria orienta sobre as alternativas possíveis a quem estiver nas cidades afetadas pela decisão. Em Cianorte (PR) e Campo Mourão (PR), a orientação é que os contribuintes atendidos em toda a região recorram ao atendimento presencial na cidade de Maringá (PR).
Quem era atendido em União da Vitória (PR) e reside nas cidades de Bituruna (PR), Cruz Machado (PR), General Carneiro (PR), Irineópolis (SC), Paula Freitas (PR), Paulo Frontin (PR) e Porto Vitória (PR) deverá procurar a agência de Guarapuava (PR). Já contribuintes do próprio município de União da Vitória, e de Porto União (SC) passam a ser atendidos na Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa (PR).
Em Irati (PR), os contribuintes de Inácio Martins (PR) e Prudentópolis (PR) devem procurar a Delegacia de Guarapuava. Por sua vez, os moradores de Irati, Fernandes Pinheiro (PR), Guamiranga (PR), Imbituva (PR), Mallet (PR), Rebouças (PR), Rio Azul (PR) e Teixeira Soares (PR) deverão se dirigir a Ponta Grossa.
Pessoas que eram atendidas em Jacarezinho (PR) e Cornélio Procópio (PR) devem procurar atendimento presencial na agência de Londrina (PR).
A decisão suspende ainda atendimentos em algumas agências no estado de Santa Catarina. Na região de São Miguel do Oeste (SC), os atendimentos serão direcionados para Chapecó (SC), assim como os de Xanxerê (SC). Na agência de Concórdia (SC), os atendimentos serão direcionados à unidade de Joaçaba (SC). Os de Rio do Sul devem procurar agora a unidade em Blumenau (SC). Os de Araranguá passarão a ser atendidos em Florianópolis (SC).
Nas agências de Concórdia, Araranguá e Xanxerê, a data para interrupção das atividades ainda depende de publicação pela da Receita Federal.
O órgão federal orienta ainda que os contribuintes consultem o portal oficial para verificar quais são os procedimentos que podem ser feitos eletronicamente.
Agências da Receita Federal que ficarão fechadas a partir de 1º de setembro no Paraná
- Campo Mourão
- Cianorte
- Cornélio Procópio
- Ibaiti
- Irati
- Jacarezinho
- União da Vitória
Agências da Receita Federal que serão fechadas em Santa Catarina
- Araranguá
- Concórdia
- Rio do Sul
- São Miguel do Oeste
- Xanxerê
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná