Os atos de escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doações, inventários, divórcios e testamentos feitos de forma eletrônica totalizaram mais de 132 mil transações digitais nos Cartórios de Notas do Paraná. Somente neste ano, o crescimento foi de 140% comparado com o ano passado. Em três anos, o aumento foi de 1.602% nos serviços digitais paranaenses. Os dados são do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF).
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Essa forma digital de compra e venda, doação, inventário, divórcio e procurações começou a ser realizada em maio de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. No primeiro ano já foram registrados 5.262 atos digitais praticados no Paraná. Em 2023, o salto foi para 89.572.
Para realizar os serviços online dos Cartórios de Notas, o usuário deve emitir um certificado digital notarizado, que pode ser realizado de forma gratuita e online pela plataforma www.e-notariado.org.br. O tabelião faz a identificação do cidadão e vincula o certificado para assinar os documentos online. Dessa forma, o usuário pode solicitar qualquer ato online, agendando uma videoconferência com o tabelião de notas e assinando eletronicamente os documentos.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná