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Passageiro usa cartão transporte para pagar a passagem de ônibus em Curitiba.
Os cobradores de ônibus correspondem a 16% do custo do transporte público e algumas cidades brasileiras já dispensaram essa função de parte ou de todas as linhas.| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), encaminhou para a Câmara de Vereadores no início deste mês um projeto de lei que permite a oferta de tarifas diferenciadas nos ônibus - dependendo do horário de uso, por exemplo.

Na mensagem enviada à Casa, o Executivo justifica que a meta é “incentivar o uso do transporte coletivo em detrimento ao uso dos veículos individuais, buscando alavancar o número de passageiros, melhorando a utilização”.

“A tarifa diferenciada por horário fará melhor uso da frota nos horários de entre-picos, momentos que a frota apresenta certa ociosidade. (...) Teremos ainda uma melhora nos níveis de prestação do serviço nos horários de pico, justamente pela melhor distribuição dos passageiros ao longo do dia, trazendo mais conforto à população”, argumenta outro trecho da mensagem.

O projeto de lei, contudo, ainda não traz detalhes – o texto, se aprovado, ainda será regulamentado através de um decreto.

A ideia é que, no decreto, constem os critérios para a obtenção dos diferentes tarifários, e daí podem ser considerados, além dos horários de circulação, as características da linha, o local de embarque e desembarque, o pagamento pelo serviço mediante o uso de cartão transporte, a quantidade de utilização do serviço de transporte coletivo pelo usuário dentro de uma determinada periodicidade, entre outros.

A tarifa em Curitiba sofreu um aumento no início deste ano: desde 25 de março, o custo é de R$ 4,50.

Bilhetagem eletrônica segue para sanção

Outra mudança no sistema de transporte coletivo de Curitiba foi aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores. Trata-se do projeto de lei que garante a ampliação da bilhetagem eletrônica na capital do Paraná, e que já seguiu para sanção do Executivo. A substituição dos cobradores de ônibus pela tecnologia será feita ao longo dos próximos quatro anos.

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