Governo transfere presos da Cadeia Pública de Rio Branco do Sul| Foto: Divulgação/PC-PR
Ouça este conteúdo

Quinze carceragens que ficam em delegacias estão sendo fechadas no estado, gerando a transferência de 3,3 mil presos. O decreto autorizando a medida foi assinado nesta quinta (5) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Outras 41 carceragens passarão para a gestão do Departamento Penitenciário (Depen).

CARREGANDO :)

O departamento já havia assumido 37 unidades no final de 2018. Com esse decreto, 78 carceragens e 9,4 mil presos que estavam sob custódia da Polícia Civil agora estão sob gestão do sistema penitenciário.

Segundo o governo, a medida foi tomada para esvaziar as carceragens da Polícia Civil, melhorar o tratamento aos presos e adequar as atividades. Após a medida, pelo menos 2 mil pessoas ainda ficarão sob a custódia da polícia.

Publicidade

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, a medida ajudará a instituição a melhorar os resultados das investigações para a população, com mais tempo para solucionar crimes e investigar organizações criminosas. “Os policiais civis que cuidavam de presos agora ficarão totalmente liberados para executar a sua atividade-fim, que é conduzir investigações policiais e solucionar crimes.”

Atualmente, no estado, são cerca de 30 mil pessoas presas, incluindo os que cumprem pena, de acordo com dados da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]