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Ferry boat de Guaratuba
Capacidade mínima para travessia será de 360 veículos de passeio simultaneamente, distribuídos em até seis embarcações| Foto: Rodrigo Félix Leal/Governo do Paraná

O novo contrato para o ferry boat de Guaratuba - operação de serviço público de transporte coletivo aquaviário de passageiros, veículos e cargas - foi formalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A Internacional Marítima Ltda. foi a vencedora da licitação e ficará responsável por operar a travessia pelo prazo de 25 meses. O valor do novo acordo é de R$ 131 milhões.

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O contrato entra em vigor na virada de quinta (10) para sexta-feira (11). Por conta da mudança, a tarifa para o embarque não será cobrada até o final do ano, com possibilidade de ser prorrogada por mais tempo, caso seja necessário.

As obras no ferry boat do litoral paranaense, que devem começar neste segundo semestre, têm previsão para que sejam contempladas adequações das vias de acesso à ponte. O valor fechado com a empresa deve contemplar os serviços e materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes e disponibilização de até três conjuntos de balsa e rebocador. Também prevê estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível e contratação da mão de obra necessária para a operação.

O repasse do recurso será feito pelo DER-PR diretamente para a empresa. O Governo do Paraná vai analisar a possibilidade de cobrança de tarifa, a partir de 2024, para cobrir parcialmente os custos da travessia.

Segundo estudos técnicos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos. Estão mantidas as restrições ao tráfego de caminhões na travessia, em vigor desde o ano passado.

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