Capacidade mínima para travessia será de 360 veículos de passeio simultaneamente, distribuídos em até seis embarcações| Foto: Rodrigo Félix Leal/Governo do Paraná
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O novo contrato para o ferry boat de Guaratuba - operação de serviço público de transporte coletivo aquaviário de passageiros, veículos e cargas - foi formalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A Internacional Marítima Ltda. foi a vencedora da licitação e ficará responsável por operar a travessia pelo prazo de 25 meses. O valor do novo acordo é de R$ 131 milhões.

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O contrato entra em vigor na virada de quinta (10) para sexta-feira (11). Por conta da mudança, a tarifa para o embarque não será cobrada até o final do ano, com possibilidade de ser prorrogada por mais tempo, caso seja necessário.

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As obras no ferry boat do litoral paranaense, que devem começar neste segundo semestre, têm previsão para que sejam contempladas adequações das vias de acesso à ponte. O valor fechado com a empresa deve contemplar os serviços e materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes e disponibilização de até três conjuntos de balsa e rebocador. Também prevê estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível e contratação da mão de obra necessária para a operação.

O repasse do recurso será feito pelo DER-PR diretamente para a empresa. O Governo do Paraná vai analisar a possibilidade de cobrança de tarifa, a partir de 2024, para cobrir parcialmente os custos da travessia.

Segundo estudos técnicos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos. Estão mantidas as restrições ao tráfego de caminhões na travessia, em vigor desde o ano passado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]