Embora não se destaquem pelo número absoluto de habitantes, os municípios de Tunas do Paraná, na região metropolitana de Curitiba, e Pontal do Paraná, no litoral do estado, chamam a atenção pelas altas taxas de crescimento populacional. As duas cidades foram as únicas entre as 399 do Paraná a crescerem acima de 2% entre 2018 e 2019 segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Confira a estimativa populacional nas 399 cidades do Paraná
A população de Tunas subiu 3,05% em um ano, indo de 8.509 para 8.769 habitantes. Pontal cresceu 2,43%, de 26.636 para 27.284 pessoas. Para se ter uma ideia, a média de crescimento no Paraná foi de 0,749%, enquanto a capital do estado viu sua população aumentar 0,83%. E 181 municípios paranaenses perderam moradores no período.
Alguns fatores ajudam a entender o fenômeno observado nos dois municípios. De maneira geral, cidades da região metropolitana e do litoral historicamente vêm absorvendo o fluxo migratório das cidades pequenas do interior. “Como as estimativas do IBGE carregam, entre outros fatores, o movimento capturado pelos últimos dois censos [2000 e 2010], o histórico intercensitário pesa nos números”, explica o sociólogo Leonildo Pereira Souza, do Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Segundo Souza, a migração ocorre basicamente por questões ligadas à infraestrutura de serviços públicos, como saúde, segurança e educação, além de lazer e entretenimento. “Outro fator muito importante é a oferta de trabalho”, diz.
Tunas do Paraná
Na primeira década do século 21, Tunas do Paraná recebeu um grande número de trabalhadores ligados à indústria de extração de madeira. Entre 2000 e 2010, diversas empresas do ramo da silvicultura se instalaram na cidade, que concentra grandes áreas de floresta de pinus e eucalipto.
“Tanto é que nesse período sabia-se que a população era muito maior do que o que IBGE apontava”, diz Everson Batista, do Departamento de Cultura do município. Se em 2000 o Censo Demográfico contabilizou uma população de 3.611 habitantes, em 2010 o número saltou para 6.258, um crescimento de 73,3%. Comparativamente, o estado do Paraná cresceu nesses 10 anos 9,16% em população.
Pontal do Paraná
O crescimento acelerado de Pontal do Paraná também está fortemente ligado à entrada de migrantes em busca de oportunidades, tendência que se repete em outros municípios do litoral. Entre 2000 e 2010, a alta no número de moradores no município foi de 46,05%. Para o Ipardes, parte significativa desse movimento pode ser explicada pela influência da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que mantém duas unidades na região: o Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal, e a UFPR Litoral, em Matinhos.
Um retrato mais fiel do quadro populacional dos municípios brasileiros deve ser obtido em 2020, quando o IBGE realiza a próxima edição do Censo. No caso de Pontal, é possível que seja observada alguma alteração na tendência.
Isso porque em 2018, milhares de trabalhadores deixaram o município após o término da construção de uma plataforma de extração de petróleo que era executada desde 2014 na cidade. Antes de concluir a obra, no fim do ano passado, a empresa chegou a ter cinco mil funcionários.
- Grande Curitiba cresce mais que as maiores do país: veja a população por cidade
- 181 cidades do Paraná perderam habitantes no último ano
- Juntas, 10 menores cidades do Paraná têm menos de 20 mil habitantes
- 10 cidades concentram 42% da população do PR. Veja o ranking das mais populosas
- Paraná é o quinto estado mais populoso, mas está entre os que menos crescem
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná