A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta sexta-feira (29) que o Vestibular 2023 será realizado em duas fases. Nas últimas duas edições, o concurso foi realizado em um único dia. A primeira fase das provas foi marcada para o dia 23 de outubro e a segunda em 4 de dezembro de 2022. As provas de habilidades específicas serão aplicadas no dia 5 de dezembro.
A UFPR informou também que o edital do Vestibular 2023 deve ser publicado em julho. A antecipação da divulgação das datas das provas foi feita, segundo a instituição, para facilitar o planejamento dos vestibulandos e das escolas. “Além disso, a antecipação permite que a UFPR organize de forma mais tranquila tanto o processo seletivo quanto as ações futuras relacionadas à recepção dos alunos, início das aulas, etc.”, afirmou o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor José Carlos Eidam.
Com as provas aplicadas em duas fases ainda em 2022, a UFPR vai conseguir readequar o calendário letivo para coincidir com o ano civil – nos últimos dois anos houve um descompasso causado pela pandemia de Covid-19. A decisão de realizar duas etapas também deve valorizar as habilidades de leitura e escrita dos vestibulandos, tanto nas provas específicas quanto na de redação, informou a instituição.
Na primeira fase, em 23 de outubro, os candidatos terão que responder a 90 questões objetivas, sendo 12 de Língua Portuguesa, 5 de Filosofia, 5 de Sociologia, 6 de Literatura, 8 de Língua Estrangeira Moderna (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês ou polonês), 9 de Matemática, 9 de Biologia, 9 de Física, 9 de Química, 9 de Geografia e 9 de História.
Já no dia 4 de dezembro os vestibulandos passarão por uma prova de compreensão e produção de textos. Serão aplicadas três questões discursivas, apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião