Fachada da sede histórica da UFPR, na praça Santos Andrade, em Curitiba| Foto: Jonathan Campos / Arquivo Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O diretor do Setor de Educação da universidade e a pró-reitora de Assuntos Estudantis são os novos candidatos a reitor da Universidade Federal do Paraná, na lista tríplice definida pelo Conselho Universitário. Candidatos de última hora, após o conselho reabrir inscrições de chapas para a reitoria no dia 24 de setembro, eles foram, respectivamente, o segundo e o terceiro candidato mais votados e deixaram fora da lista o professor Horácio Tertuliano, candidato de oposição, que protagonizava um bate-chapa com o atual reitor Ricardo Marcelo Fonseca até as novas candidaturas.

As principais notícias do Paraná no seu Whatsapp

CARREGANDO :)

Segundo mais votado na lista tríplice, com 13 votos do colégio eleitoral, Marcos Alexandre do Santos Ferraz é diretor do Setor de Educação desde 2018. Ferraz possui graduação em Comunicação Social, mestrado em Sociologia, doutorado e pós-doutorado em sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sindicalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo docente na educação básica, trabalho docente e política educacional, movimento dos trabalhadores e sociologia do trabalho.

Também oriunda do setor de Educação, Maria Rita de Assis César, que recebeu 12 votos do colégio eleitoral, assumiu a pró-reitoria de Assuntos Estudantis na gestão de Ricardo Marcelo. Ela é bióloga, com mestrado e doutorado em Educação e pós-doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Paris XII. Suas áreas de pesquisa são Educação na contemporaneidade, Gênero, Teoria Feminista e Diversidade Sexual. Em entrevista ao site da UFPR, quando tomou posse como pró-reitora, a professora disse que participou ativamente da construção do programa de gestão do atual reitor, elaborando as propostas em relação às questões de inclusão e de diversidade. Foi dela a proposta de criação da Superintendência de Inclusão e de Diversidade dentro da universidade.

Publicidade

Marcos Ferraz e Maria Rita não registraram candidatura em julho, prazo original para a homologação dos candidatos a reitor e não participaram da consulta pública feita à comunidade universitária no início de setembro, em que só foram à votação os nomes de Ricardo Marcelo e Horárcio Tertuliano. Com a vitória do atual reitor, mas a recusa de Tertuliano em retirar a candidatura (um praxe nas eleições da UFPR), o Conselho Universitário, que, em eleições anteriores apenas completava a lista tríplice com nomes indicados para cumprir a formalidade, decidiu reabrir as inscrições. Foi quando os dois professores registraram suas candidaturas e acabaram recebendo mais votos que Tertuliano, na votação realizada na última quarta-feira.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

À Gazeta do Povo Ferraz disse que colocou seu nome à disposição do Conselho Universitário após orientação do Ministério da Educação de que a lista não poderia ter apenas dois nomes. “O Colégio Eleitoral, que organiza a lista tríplice, tem um rito que é diferente da Consulta. Legalmente, o próprio Ministério da Educação orientou que novas inscrições fossem abertas, pois deveria haver três nomes. Por esta exigência legal disponibilizei meu nome para a análise dos Conselheiros. O Colégio Eleitoral referendou a Consulta e escolheu para encabeçar a lista, o professor Ricardo Marcelo. Respeitando a democracia, reconheço a Decisão do Colégio Eleitoral, parabenizo o vencedor e desejo que a decisão da Comunidade seja respeitada”, declarou.

Maria Rita seguiu na mesma linha. "Disponibilizei meu nome porque a UFPR realizou uma consulta ao MEC e foi informada em documento oficial de que a lista deveria conter três nomes e novas inscrições deveriam ser abertas". Sobre o resultado da votação ela afirmou: "respeitamos a decisão do Colégio Eleitoral da UFPR, que seguiu todos os requisitos legais que foram inclusive confirmados por decisão da Justiça Federal, e parabenizamos o Prof. Ricardo Marcelo Fonseca, que encabeça a lista e que foi o mais votado pelos conselheiros do COUN (Conselho Universitário), o órgão máximo da UFPR".

Fora da lista tríplice após a inclusão dos novos nomes e a derrota no Conselho Universitário, a chapa de Horário Tertuliano informou que fará uma reunião da avaliação no final de semana para decidir que posicionamento adotará.

Publicidade