A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a 20ª melhor instituição de ensino superior da América Latina, de acordo com o ranking de avaliação Times Higher Education (THE) Latin America, divulgado nesta quinta-feira (14). A universidade também é a mais bem colocada no estado do Paraná e a 9ª entre as federais brasileiras.
Receba notícias de Paraná de graça no seu WhatsApp
Nesta edição da classificação, a UFPR subiu duas posições em relação aos dois anos anteriores, passando do 22º para o 20º lugar. Ao todo, foram avaliadas 197 universidades de 13 países latino-americanos, entre públicas e privadas, 20 a mais do que em 2021. No Brasil, 76 instituições de ensino superior foram analisadas.
O THE avalia as instituições em cinco eixos: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e transferência tecnológica. A UFPR obteve pontuação geral de 70,7. O cálculo foi baseado nas seguintes notas: 40,7 em citações; 46,9 em transferência tecnológica; 29,3 em internacionalização; 85,4 em pesquisa; e 83,7 em ensino. Comparando com a classificação de 2021, a UFPR melhorou o desempenho em quatro dos cinco eixos - a exceção foi em ensino, cuja pontuação era de 84,2 na edição anterior.
A instituição integra o ranking desde o seu início, em 2016, e a posição atual na lista é a melhor já alcançada pela universidade. Apesar da primeira posição ter ficado com a PUC do Chile, o Brasil é o país mais representado na lista. Das 20 melhores universidades da América Latina, 14 são brasileiras; dessas, 12 são públicas, o equivalente a 86% do total.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná