A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovou, nesta sexta-feira (15), a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entrega do título, aprovada pelo Conselho Universitário da UTFPR, ainda será definida junto à Presidência da República.
O título de Doutor Honoris Causa pode ser concedido “à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos”, segundo uma resolução interna da universidade.
Na votação dentro do conselho, o título a ser entregue a Lula foi aprovado com 23 votos favoráveis, seis contrários e seis abstenções. Com a outorga, a UTFPR passa a ser a primeira instituição do Sul do Brasil a homenagear o atual presidente com um Doutorado Honoris Causa, o maior título honorífico concedido por universidades – o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (2015) e o ex-deputado federal Alex Canziani (2020) receberam a mesma honraria
“Conceder o título ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ser uma justa homenagem, é um reconhecimento ao cidadão que, no exercício da Presidência da República, assinou a lei de transformação do Cefet-PR em UTFPR, elevando a Instituição a outro patamar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destacou o conselheiro Lino Trevisan, relator da proposta.
Para o reitor Marcos Schiefler, a aprovação do título é um momento histórico para a universidade. “É importante ressaltarmos o efeito do presidente Lula sobre a UTFPR; mas, se expandirmos [a análise] para as políticas que levaram a essa mudança sem precedentes na educação superior do Brasil, na oferta de vagas, na interiorização por meio dos institutos e universidades, claro que o efeito para a educação é muito maior. Mas a concessão aqui já é o suficiente, ao meu ver, ser baseada no que foi feito diretamente na UTFPR”, disse.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná