A grande quantidade de chuvas na região do Rio Paraná fez técnicos da usina hidrelétrica de Itaipu abrirem as comportas da barragem da hidrelétrica para escoar um volume de água equivalente a sete vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O pico da vazão foi de mais de dez milhões de litros de água por segundo. Ele ocorreu entre 2h e 5h30 deste sábado (18). Essa água não é usada para a geração de energia elétrica na usina de Itaipu.
Quando o reservatório da usina fica muito cheio, as comportas de vertedouros são abertas para evitar danos ou até um rompimento da barragem. Mas, por ora, isso não representa um risco para a usina de Itaipu, pois os vertedouros foram projetados para descarregar um volume equivalente 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
Mas, a cheia no Rio Paraná ao sul da usina pode causar enchentes e danos a moradias e infraestruturas no bairro de San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai. Segundo a Comissão Especial de Cheias da usina, a cidade de Foz do Iguaçu não deve ser afetada.
Abertura de vertedouro da usina de Itaipu vira atração turística
A comissão foi acionada no último dia 15 devido aos altos volumes de chuva registrados na região dos rios que alimentam o reservatório. A estimativa de vazão da barragem para os próximos dias é de 18 mil metros cúbicos por segundo, 60% acima da média histórica.
A usina manterá o vertedouro aberto durante todo o feriado de Carnaval e deve atrair turistas interessados em ver de perto o fenômeno. Por causa disso, a administração de Itaipu ampliou os horários de visitas.
A necessidade de abrir as comportas em períodos de chuva ocorre porque Itaipu é uma usina "a fio d'água". Ou seja, ela não tem um grande reservatório de água e aproveita a pressão da correnteza do Rio Paraná para gerar energia. A vantagem em relação a uma usina tradicional é que a área que precisou ser alagada para a criação da usina foi comparativamente menor que a de outras instalações.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião