Hidrelétrica de Itaipu abre vertedouro devido à grande quantidade de chuvas| Foto: Rubens Fraulini/Itaipu
Ouça este conteúdo

A grande quantidade de chuvas na região do Rio Paraná fez técnicos da usina hidrelétrica de Itaipu abrirem as comportas da barragem da hidrelétrica para escoar um volume de água equivalente a sete vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O pico da vazão foi de mais de dez milhões de litros de água por segundo. Ele ocorreu entre 2h e 5h30 deste sábado (18). Essa água não é usada para a geração de energia elétrica na usina de Itaipu.

Publicidade

Quando o reservatório da usina fica muito cheio, as comportas de vertedouros são abertas para evitar danos ou até um rompimento da barragem. Mas, por ora, isso não representa um risco para a usina de Itaipu, pois os vertedouros foram projetados para descarregar um volume equivalente 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Mas, a cheia no Rio Paraná ao sul da usina pode causar enchentes e danos a moradias e infraestruturas no bairro de San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai. Segundo a Comissão Especial de Cheias da usina, a cidade de Foz do Iguaçu não deve ser afetada.

Abertura de vertedouro da usina de Itaipu vira atração turística

A comissão foi acionada no último dia 15 devido aos altos volumes de chuva registrados na região dos rios que alimentam o reservatório. A estimativa de vazão da barragem para os próximos dias é de 18 mil metros cúbicos por segundo, 60% acima da média histórica.

A usina manterá o vertedouro aberto durante todo o feriado de Carnaval e deve atrair turistas interessados em ver de perto o fenômeno. Por causa disso, a administração de Itaipu ampliou os horários de visitas.

A necessidade de abrir as comportas em períodos de chuva ocorre porque Itaipu é uma usina "a fio d'água". Ou seja, ela não tem um grande reservatório de água e aproveita a pressão da correnteza do Rio Paraná para gerar energia. A vantagem em relação a uma usina tradicional é que a área que precisou ser alagada para a criação da usina foi comparativamente menor que a de outras instalações.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]