O primeiro lote de vacinas da Covid-19 para adolescentes chega ao Paraná nesta sexta-feira (24) com 99.450 doses da Pfizer - único laboratório autorizado no Brasil para o público de 12 a 17 anos.
O estado já está vacinando adolescentes com comorbidade e deficiência, grávidas, mães que tiveram filhos recentemente, indígenas e menores privados de liberdade. A vacinação de adolescentes sem problemas de saúde começa terça-feira (28) em todo o Paraná com os jovens de 17 anos.
A confirmação da remessa de vacinas para adolescentes foi feita nesta quinta-feira (23) à comitiva do governo do estado que foi a Brasília tratar do assunto. Inicialmente, a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iria entregar ao Ministério da Saúde ofício mostrando a importância da imunização deste público para tentar demover a pasta da proibição de imunizar este público.
Semana passada, o governo federal havia emitido recomendação para que a vacinação de adolescentes não fosse feita, mesmo sendo permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, em rara decisão contrária do governador Carlos Massa Ratinho Jr à gestão do presidente Jair Bolsonaro, o estado decidiu não seguir a orientação do Ministério da Saúde a aplicar vacinas nos paranaenses abaixo de 18 anos. Para iniciar a aplicação no público de 17 anos, seriam usadas a reservas técnicas dos municípios, o que não vai ser preciso agora com remessas garantidas.
No total, o Paraná receberá 353.600 vacinas sexta-feira. Chegarão no mesmo voo das doses para adolescentes mais 69.030 para a terceira dose de reforço em imunossuprimidos e 129.870 para aplicação de segunda dose, todas da Pfizer. Além disso, chegarão 55.250 imunizantes da Astrazeneca em outro voo no mesmo dia também para segunda dose.
O Paraná aplicou o total de 12.591.699 vacinas da Covid-19. Foram 7.938.292 de primeira aplicação, 4.331.528 de segunda dose e 322.619 de dose única da Janssen. Ao todo, 94,7% da população de 8,7 milhões de paranaenses acima de 18 anos já tomaram a primeira dose ou a dose única. Enquanto que 53,3% da população adulta já está completamente imunizada.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Trump critica subsídios ao Canadá e volta a dizer que país deveria ser anexado aos EUA
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião