O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) passou a disponibilizar, a partir desta quarta-feira (2), novos dados no sistema de consulta de veículos licenciados no estado. Entre estes novos dados estão o histórico de alterações de características, a existência de recall por parte da montadora e até mesmo a quilometragem que o veículo tinha na última vez que passou por uma vistoria.
A medida atende ao disposto em uma lei estadual sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no ano passado. Para o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, o novo extrato completo trará mais transparência aos processos de compra e venda de veículos, uma vez que traz informações relevantes principalmente para os compradores.
“Disponibilizando mais informações aos atuais e futuros proprietários de veículos, garantiremos mais segurança na compra e proporcionaremos que o cidadão conheça o histórico do bem móvel a ser adquirido”, avaliou.
A consulta é gratuita, e pode ser feita pelo site do Detran na guia "Extrato de Débitos". É necessário apresentar, no momento da consulta, o número do Renavam do veículo. Ao acessar o sistema, é possível encontrar informações gerais sobre o veículo, como ano, modelo ou cor, assim como os débitos com multas, IPVA ou licenciamento.
Há também outras partes para conferir se houve recall por parte da montadora ou se houve registro de sinistro; se o veículo está retido ou foi para leilão; se o veículo consta na base de dados da polícia como tendo sido roubado ou furtado, se há algum bloqueio administrativo ou judicial, ou qualquer restrição junto à Receita Federal; e, nos casos de veículos financiados, detalhes da situação frente à administradora do contrato, além do histórico de alterações de características.
O registro da quilometragem do veículo passou a ser item obrigatório para todas as situações para as quais foi necessária a realização de uma vistoria, seja no Detran, seja em um despachante, a partir de junho de 2020. Nos casos de veículos que passaram por vistoria antes desta data, o campo “odômetro” apresenta uma mensagem de erro, uma vez que a inclusão deste dado não era considerada obrigatória.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná