Na tarde de domingo (10), poucas horas após a morte a tiros do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, o primeiro vídeo registrado na Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu foi divulgado na internet. Ele mostra imagens de dentro do salão, com Arruda já baleado e caindo ao chão, e Guaranho entrando no salão e disparando mais um tiro.
Nesta segunda-feira (11) um novo vídeo mostra o que aconteceu antes da troca de tiros, quando Jorge Guaranho chega na porta da festa com um veículo Creta branco, por volta das 23h40. O vídeo mostra que a vítima arremessou um objeto contra seu atirador antes de Guaranho disparar o primeiro tiro na discussão.
As imagens mostram Guaranho chegando ao local de carro. Em seguida, Arruda aparece na porta do salão, fazendo um gesto em direção ao carro. Guaranho manobra o carro e fala alguma coisa para dentro do salão. Neste momento, Arruda surge na porta e atira um objeto não identificável pelo vídeo em direção ao carro, atingindo Guaranho. Segundo a Secretaria de Segurança do Paraná (Sesp), o objeto arremessado está sob investigação.
Nesse momento, Guaranho aponta uma arma para Arruda, sem dispará-la. Os dois continuam a discussão, quando surge de dentro do salão a companheira de Arruda, a policial civil Pâmela Suellen Silva.
Pâmela aparentemente tenta apaziguar a situação. Nisso, abre-se a porta traseira do veículo, sem que ninguém saia. Guaranho arranca com o carro de porta aberta, deixando o local. Outros convidados deixam o salão e também aparecem do lado de fora.
Cerca de 10 minutos depois, Guaranho reaparece de carro. Ao saltar do veículo, Pâmela tenta contê-lo, mostrando seu distintivo policial. Guaranho saca uma arma da cintura. Ela se coloca em frente ao policial penal, que dá alguns passos para trás e efetua dois tiros em direção à porta do salão. Em seguida, ambos correm para dentro. As imagens externas ainda mostram Pâmela voltando para seu carro em busca de uma arma.
Dentro do salão
O vídeo que mostra a ação ocorrida na área interna e que foi o primeiro a ser divulgado, ainda no domingo, mostra Arruda caindo baleado. Guaranho entra e dá mais um tiro contra Arruda, quando é contido por Pâmela. Nisso, Arruda reage, atirando pelo menos cinco vezes contra Guaranho, que também cai. Um outro homem, presumivelmente convidado da festa, entra e dá quatro chutes na cabeça de Guaranho, caído no chão. Mais tarde, este homem e outros dois voltam a Guaranho e o chutam pelo menos mais nove vezes.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião