Para tentar reduzir os acidentes de trânsito, principal causa de mortes de pessoas na faixa de 5 a 29 anos, a ONU lançou no ano passado a Declaração de Estocolmo, que prevê que os 193 estados-membros, entre outras medidas, busquem impor 30 km/h como limite de velocidade máxima nas áreas urbanas "onde usuários e veículos vulneráveis se misturam de maneira frequente e planejada, exceto onde existem fortes evidências de que velocidades mais altas são seguras".
Curitiba avançou nesse sentido tornando o limite de 50 km/h como "novo padrão" na cidade, que antes era de 60 km/h. Segundo a Secretaria de Trânsito, agora apenas 6% das vias permitem velocidade acima de 50 km/h, sendo que 49% têm limite máximo de 40 km/h e 30% tem limite de 30 km/h. A Gazeta do Povo quer saber: qual a sua opinião sobre a redução da velocidade máxima permitida nas grandes cidades? Participe, responda o quiz e receba em primeira mão, por e-mail, o resultado da pesquisa com os leitores.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná