A exposição interativa Casa dos Sentidos, que visa traduzir em expressões artísticas os sentimentos e vivências de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), volta à capital paranaense a partir desta sexta-feira (29). Ela pode ser visitada gratuitamente até 21 de abril no Shopping Mueller.
“Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da Casa dos Sentidos é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, explica, em nota, Jocian Machado, pesquisadora do projeto.
A exposição recria o espaço de uma casa, um lugar seguro e receptivo. Cada cômodo é assinado por um artista e visa mostrar algum aspecto da percepção de mundo das pessoas autistas.
O banheiro, por exemplo, foi criado pela artista Aline Provensi, que também é psicóloga e autista. “Esse cômodo, para mim, sempre foi motivo de desconforto sensorial, apesar de ter todo o potencial de ser um local de conforto e lúdico. Tenho muita dificuldade com tomar banho, escovar os dentes e tudo o que envolve essas tarefas básicas. Mas eu amo água e então decidi focar nesse elemento”, explica Aline em nota.
A artista Bruna Alcantara assina a Sala de Jantar, trabalhando conceitos como memória afetiva. Bruno Romã foi o responsável pela Cozinha, que propõe uma interação sensorial. Já o Quarto, foi trabalhado por Marcella Callado, que resgata o universo infantil dos sonhos.
Há também um espaço que traz dados de pesquisa e referências sobre diagnóstico autista, que visa ser um ambiente educativo, para que as pessoas compreendam parte do universo autista de forma lúdico-didática.
Serviço
O quê? Exposição Casa dos Sentidos
Quando? De 29 de março e 21 de abril
Onde? Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico, Curitiba/PR)
Entrada franca.