• Carregando...
Curitiba terá Memorial Erbo Stenzel; concurso para escolha do projeto está com inscrições abertas
| Foto: Leo Flores

Curitiba vai ganhar um memorial em homenagem ao artista parnanguara Erbo Stenzel no Parque Municipal Vista Alegre. Stenzel assina importantes obras presentes na cidade como o Homem Paranaense e a Deusa da Justiça, popularmente conhecidos como o Homem Nu e a Mulher Nua, na Praça 19 de Dezembro, e Água pro Morro, no fundos do Paço da Liberdade.

Para tirar a proposta do papel, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR) lançaram um concurso nacional de arquitetura que está com inscrições abertas até o dia 15 de abril.

Poderão participar do concurso, equipes de profissionais – compostas por, no mínimo, um arquiteto e urbanista – devidamente inscritos em seus respectivos conselhos profissionais e regularmente habilitados ao exercício da profissão. Os candidatos deverão comprovar residência no território nacional e estarem em pleno gozo dos seus direitos civis, sendo representados por pessoa jurídica. As inscrições podem ser feitas pelo site do concurso – onde também há mais informações sobre o certame.

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 29 de abril. A divulgação do resultado do concurso será no dia 3 de maio. Além da implantação da proposta, o responsável pelo projeto classificado em primeiro lugar receberá um prêmio de R$ 7.500. Os segundo e terceiro lugares também receberão prêmio em dinheiro, no valor de R$ 5 mil. Outros destaques serão agraciados com menção honrosa.

O memorial e o artista

Erbo Stenzel nasceu em Paraná em dezembro de 1911, mas logo veio com a família para Curitiba e começou seus estudos na Escola Alemã. Foi aluno e discículo de João Turin e Lange de Morretes, ícones do Movimento Paranista.

A proposta de construir um memorial em sua homenagem a partir de um concurso de arquitetura é resultado de acordo firmado entre a prefeitura e Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (SindARQ-PR), em 2023, para por fim a uma ação civil público relacionada à demolição da histórica Casa Erbo Stenzel, em 2017.

Datada de 1928 e feita toda em madeira, a casa foi originalmente construída no bairro Pilarzinho e posteriormente transferida para o Parque São Lourenço quando, em 2017, um incêndio destruiu parte de sua estrutura. A demolição veio em seguida, sem considerar a importância do imóvel – e não apenas por seu morador: ele era tido por especialistas em patrimônio como a construção mais emblemática de tábua e ripa de madeira de araucária em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]