O Festival de Curitiba 2024 já começou – e com ele, a Mostra Fringe, que traz a Curitiba 285 espetáculos divididos em dez mostras temáticas, além dos espetáculos de rua e do circuito independente. São montagens de companhias profissionais e estudantis de teatro, circo, música, dança e performances, oriundas de 12 estados do Brasil e quatro países sul-americanos (Argentina, Bolívia, Chile e Peru).
De acordo com a curadoria do Fringe, a divisão facilita a navegação do público pela programação. Por isso, explicamos a seguir o que você pode encontrar em cada grupo de espetáculos:
Fringe 2024 Rua: é a programação de rua, com espetáculos em praças, parques e ruas da cidade, que conta com montagens de companhias de Curitiba (PR), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Cachoeiro do Itapemirim (ES) e outros. Todos são gratuitos.
2ª Mostra Fexo de Teatro Egresso da Unespar: oferece espetáculos, oficinas e atividades formativas, produzida por egressos e estudantes do Bacharelado em Artes Cênicas da Unespar. A programação é gratuita.
2ª MoIm: mostra de improvisação, que vai reunir oito espetáculos e mais de 30 artistas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Todos serão apresentados na CAIXA Cultural de Curitiba.
III Mostra Casa Eliseu Voronkoff: reúne os trabalhos produzidos pelos núcleos de pesquisa e pelos cursos permanentes do Centro Cultural Eliseu Voronkoff, que fica em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. São peças de teatro e teatro de animação, apresentações de dança, exposição e oficinas.
Animarua - Mostra de Teatro de Formas Animadas de Rua: traz artistas do Brasil e do mundo para apresentar espetáculos de Teatro Lambe-Lambe e Teatro de Formas Animadas, proporcionando experiências singulares, como a possibilidade de assistir a uma peça de forma individual.
À Curitibana: mostra que reúne quatro espetáculos da Cia. À Curitibana Portátil de Teatro, além de uma oficina sobre os instrumentos de atrizes e atores (corpo, voz e imaginação) e um debate sobre as linguagens do teatro em grupo.
Limítrofe do Corpo - Mostra de Performances: apresenta seis performances, além de uma oficina e uma roda de conversa sobre o corpo como tema e material. A programação será apresentada na Casa Hoffmann.
Minas Mostra: reúne três peças e três oficinas que representam a diversa produção teatral de Minas Gerais. Composta por companhias Belo Horizonte, Juiz de Fora e São João Del Rei. Todas as apresentações serão na CAIXA Cultural de Curitiba.
Mostra Súbita Companhia: mostra que traz um recorte da produção da Súbita Companhia, que tem sede em Curitiba. Conta com seis peças, todas apresentadas no Teatro Novelas Curitibanas.
Namoskà: primeira edição da mostra organizada pela Cia KÀ de Teatro, trazendo peças, oficinas e palestras interativas.
Telúrica – Mostra de Palhaçaria: organizado pelas responsáveis pelo Telúrica – Festival Feito por Palhaças, a mostra traz três espetáculos e dois bate-papos que visam fortalecer a arte da palhaçaria e o protagonismo de mulheres.
Fringe 2024 Circuito independente: espetáculos, oficinas e debates apresentadas em teatro, centros culturais e espaços alternativos de Curitiba e Região Metropolitana.
Confira a programação completa no site do Festival de Curitiba.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”