Faltando poucos dias para o tradicional desfile do feriado da Independência, no dia 7 de setembro, as forças de segurança do Governo do Distrito Federal monitoram possíveis manifestações na Esplanada dos Ministérios.
Segundo veiculou a CNN, mesmo sem nenhum movimento programado, a cúpula de segurança do Distrito Federal recebe e analisa, já há alguns meses, materiais enviados à Secretaria de Segurança Pública.
Segundo a emissora de TV, avisos em redes sociais e aplicativos de mensagens têm sido monitorados e compartilhados com a Polícia Militar do DF, e até o ministro da Justiça, Flávio Dino, teria feito um alerta ao governo local sobre possíveis convocações para o dia 7 de setembro em Brasília.
O documento foi direcionado ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e ao secretário de Segurança, Sandro Avelar, com o compartilhamento de vídeos que tratam de supostas manifestações.
Como resposta, a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), disse à CNN que a programação para o feriado de 7 de setembro contará com mais policiais do que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro.
Em viagem oficial aos Estados Unidos, o governador Ibaneis Rocha mostrou preocupação com a possibilidade das manifestações. Após os acontecimentos no dia 8 de janeiro, Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas