A postagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último sábado (8), em que ele se manifestava sobre o aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), causou polêmica com um de seus filhos. No texto inicialmente publicado por Lula, ele teria ocultado o nome de sua ex-esposa Marisa Letícia da publicação em que sua postagem foi inspirada. A mudança foi notada por Luís Cláudio Lula da Silva, filho do casal.
Na publicação, o petista iniciava o texto com referência a uma carta publicado no site da Fundação Perseu Abramo, entidade ligada ao PT. Na versão da carta, ela diz: “No começo, era só um retalho de pano vermelho, que a Marisa pegou e costurou uma estrela branca por cima”.
Na mensagem publicada por Lula no X (antigo Twitter) o nome de Marisa não é citado. “No começo, era só um retalho de pano vermelho com uma estrela branca por cima”, dizia a postagem de Lula.
A mudança não agradou a petistas e nem a um dos filhos do casal, Luís Cláudio, que se manifestou nas redes. “Tem algumas coisas estranhas acontecendo. Ninguém apaga a história da minha mãe”, escreveu ele também no X. Algumas horas depois, por volta das 16h28, a publicação feita por Lula no perfil foi editada e o nome de Marisa foi incluído.
Lula e Marisa foram casados de 1974 a 2017, ano em que ela faleceu devido à um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 66 anos. Os dois tiveram três filhos, Sandro, Luís Claudio e Marcos Cláudio. Ela foi uma das participantes ativas na fundação do PT ao lado de Lula e costurou a primeira bandeira do partido — história que remonta à origem da legenda e à publicação feita por Lula. Desde 2022 Lula é casado com Rosângela da Silva, a Janja.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura