Lula chama de “chacina” contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza contra os terroristas do Hamas| Foto: Secom
Ouça este conteúdo

Durante participação em Fórum Empresarial no México, nesta segunda-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de "chacina" a guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Em suas declarações, o petista voltou a condenar as ações de Israel e afirmou que as guerras não "trazem nenhum benefício".

CARREGANDO :)

"É por isso que eu sou contra a chacina na Faixa de Gaza. Porque já morreram mais de 41 mil mulheres e crianças. E depois você vai ter que reconstruir o que levou séculos para ser construído", disse o petista. Israel está em guerra contra o Hamas há quase um ano, quando o grupo fez um ataque terrorista ao país em outubro de 2023.

Desde então, Lula tem sido um crítico constante à contraofensiva israelense no enclave. O petista, inclusive, já havia chamado de genocídio as ações de Israel contra o grupo terrorista Hamas ao comentar as vítimas em meio a guerra.

Publicidade

A declaração foi feita enquanto Lula dizia "condenar" a guerra entre Rússia e Ucrânia e os ataques que Israel tem feito ao Líbano.

"É por isso que eu sou contra, e condeno, o que Israel está fazendo no Líbano agora, atacando e matando pessoas inocentes. Porque só aparecem nos jornais os líderes que eles querem matar, mas as pessoas inocentes que morrem não aparecem", afirmou Lula.

No último sábado (28), um ataque coordenado por Israel em Beirute, no Líbano, culminou na morte do líder do grupo terrorista Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah. Já na noite deste domingo (29), o governo israelense anunciou a morte de mais uma liderança do hamas, Fatah Sherif Abu el-Amin, que também foi morto no Líbano.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]