Em meio à maratona de jogos da Copa do Mundo de Futebol, algumas notícias podem ter passado batido na sua timeline. Para te ajudar, fizemos uma lista das 10 principais notícias da semana na política paranaense.
1 - Gleisi absolvida
Na terça-feira (19), a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann(PR), e seu marido, o ex-ministro petista Paulo Bernardo, foram absolvidos pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no esquema de desvio de recursos da Petrobras. Para o nosso blogueiro Rogerio Galindo, a decisão foi revolucionária para o direito brasileiro. Veja aqui o porquê.
2 - Richa e Sergio Moro
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu acolher um recurso do ex-governador Beto Richa (PSDB) e encaminhar o inquérito contra ele que trata das delações da Odebrecht somente para a Justiça Eleitoral do Paraná. Com isso, o processo saiu das mãos do juiz federal Sergio Moro.
3 - A luz vai subir
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em reunião da diretoria na terça-feira (19), o reajuste das tarifas praticadas para as 4,5 milhões de unidades consumidoras atendidas pela Copel. O aumento vale a partir de domingo (24). Veja mais detalhes aqui.
4 – Escola Sem Partido
Liminar deferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba trancou a tramitação na Câmara Municipal do projeto Escola Sem Partido. Com a liminar, a proposta não pode ser levada à votação em plenário até que a Justiça analise o mérito da questão. A decisão é inédita no país. A Câmara decidiu recorrer.
5 - Obras da Copa 2014
A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), pediu ao Tribunal de Contas (TCE-PR) que não estabeleça punições ao estado por não ter concluído obras previstas para a Copa de 2014, realizada no Brasil e na qual Curitiba foi uma das sedes.
6 - Professor de licença na Copa
O governo do Paraná investiga o caso de um professor que está licenciado da rede pública estadual, mas que viajou à Rússia para assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol. O professor está licenciado por conta de problemas de saúde. Enquanto está afastado, entretanto, ele tem aparecido em fotos no Facebook acompanhando os jogos do Mundial.
7 - Licitação do lixo
Um documento do Ministério Público do Paraná (MP-PR) reacendeu um assunto que estava “adormecido” há quase um ano: a licitação para a escolha dos serviços de coleta e transporte de lixo em Curitiba. A licitação chegou a ser lançada no ano passado, mas foi suspensa, primeiro pela Justiça e depois pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Agora a Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público entra também na disputa, com uma recomendação para que o edital seja alterado e o processo retomado.
8 - Deputado condenado
A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná condenou na terça-feira (19) o deputado estadual Nereu Moura (PMDB) pela contratação de uma funcionária fantasma no gabinete da liderança do partido. O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) foi absolvido no mesmo caso. Veja aqui o que alegam os citados.
9 – Castração de animais
Um projeto que avança na Câmara de Curitiba prevê que todo dono de cão e gato da capital será obrigado por lei a castrar seu animal. O projeto que torna a esterilização uma exigência municipal passou nesta semana na Comissão de Legislação e Justiça e aparentemente vai passar sem problemas em plenário.
10 - Obras no litoral
O governo do Paraná adiou pela terceira vez o início do prazo o para o recebimento de propostas de empresas interessadas em executar o conjunto de obras da Faixa de Infraestrutura, no Litoral. E, dessa vez, a decisão pelo adiamento veio menos de 24 horas após a definição do dia 29 de junho para o começo do processo licitatório.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião