A prefeitura de Curitiba cedeu à Sanepar o uso do Parque da Imigração Japonesa, que fica na Avenida Comendador Franco – mais conhecida como Avenida das Torres –, na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais. No local, a empresa vai implantar um centro de educação socioambiental e um museu sobre o Rio Iguaçu.
Inaugurado em 2012 pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) mesmo com as obras ainda inacabadas, o parque custou cerca de R$ 4,5 milhões entre construção e reformas e nunca foi aberto à população. Com o abandono, o prédio do Memorial da Imigração Japonesa que fica no parque virou alvo de vandalismo.
LEIA TAMBÉM: Guardas municipais vão aplicar multas de trânsito em Curitiba a partir de 2018
Mensalmente, a manutenção do parque, que segue fechado para a população, custa cerca de R$ 30 mil. Com a cessão, os gastos serão de responsabilidade da Sanepar.
De acordo com a prefeitura de Curitiba, o parque deve ser aberto à população, sob gestão da Sanepar, em março de 2018.
Para o diretor presidente da companhia de saneamento, Mounir Chaowiche, a parceria com a prefeitura é importante para abrir o espaço à população e também para promover a consciência ambiental.
“Como temos o projeto de revitalização de todo o Rio Iguaçu, estaremos promovendo um museu do rio e um centro de educação ambiental para levarmos à comunidade, escolas e crianças para que possam aprender sobre preservação do meio ambiente”, afirmou Chaowiche.
Deixe sua opinião